ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Manifesto Do Partido Comunista


Enviado por   •  20 de Enero de 2013  •  899 Palabras (4 Páginas)  •  324 Visitas

Página 1 de 4

Manisfesto do Partido Comunista

Na obra Manifesto do Partido Comunista, Karls Marx e Friedrich Engels analisam o avanço histórico da economia mundial, isso decorre da luta da igualdade de classes entre a burguesia e o proletariado, opressores e oprimidos. Essas classes reproduziram em sua época os conflitos sociais que desenvolveram sua história, em diversas épocas. Assim que a burguesia domina a natureza, e a utiliza em benefício próprio, estes são considerados superiores as outras classes, pelo desenvolvimento de tecnologias, geradoras de mecanismos que superaram as dificuldades de atravessar por exemplo os oceanos e vicinais. Os mesmos desenvolveram um novo mundo pela revolução contínua dos instrumentos de produção, portanto, das relações de produção e, com elas o total das relações da sociedade, através da expansão dos transportes e comunicação por terra e mar. Para os críticos, o domínio burguês não seria somente nacional, pelo fato dos mesmos necessitarem de mercado, por isso estes apoiaram o fim da escravidão, civilizaram o mundo, a exemplo dos indígenas, fazendo-os a semelhança do burguês.

A cultura burguesa é vinculada a dominação do outro, o homem torna-se objeto de uma pessoa, quebrando todos os seus valores humanos. Os dominantes não querem saber de um valor emocional da pessoa e a vê como um objeto do sistema internacional, necessário para a geração do capital, chegando ao ponto de somente sobreviver com salários baixos, para retroalimentar o sistema, tornando-se alguém que perde a dimensão de seu mundo, especializando-se, agregando valores, não questionando aquilo que se passa ao seu redor, transformando-se em coisa, um ser humano alienado. A alienação da classe oprimida é vencida através da emancipação política. O proletariado cria partidos para chegar ao poder , rompe com o poder capitalista internacional, e eleva a igualdade de classes.

O comunismo surge em meio a essa exploração dos proletariados, com a concentração de riquezas e extrema miséria. Os operários conscientizam-se através da lutas, o que leva ao estopim das revoluções.

Os autores citam os tipos de socialismo que tem como luta a igualdade entre classes, vê o proletariado como classe que sofre e argumenta que existem vários tipos de socialismos como: o socialismo alemão,o socialismo do pequeno-burguês, o socialismo comunista crítico-utópicos e o socialismo burguês. Se originaram com o passar do tempo naquela época, podendo perceber os ideais comunistas nos diferentes tipos de socialismo da época, que trazem em suas essências de alguma forma, a reprodução social e, conseqüentemente a exploração, também, estará agregada, e essa revolução socialista não traria vitória aos proletariados.

O autor não defende a ideia de nacionalismo, pois a luta de classes seria transnacional, sem a diferenciação de nações, porque o proletariado lutava na mesma guerra. As prováveis conseqüências desta revolução seriam a abolição da propriedade

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (6 Kb)  
Leer 3 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com