ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Azteca


Enviado por   •  22 de Abril de 2014  •  Tesis  •  1.844 Palabras (8 Páginas)  •  273 Visitas

Página 1 de 8

ResumenA história dos astecas é mais conhecida a partir do contato europeu no século XV, com as viagens de Colombo mais especificamente; porém há muito a se dizer sobre esse povo mesoamericano, proveniente do norte e denominado pré-colombiano,1 habitante da parte central do atual México nos séculos XIV, XV e XVI. Esse povo se auto-denominava Mexica (pronúncia: meˈʃikaʔ), termo que deu origem ao nome do país e a sua capital.

A capital do império asteca era a cidade de Tenochtitlán,1 construída em uma ilha do Lago Texcoco e, séculos depois, destruída pelos espanhóis, dando início à construção da cidade do México em suas ruínas. A colonização das américas pelo povo espanhol alcançou o continente durante o reinado do Huey Tlatoani,2 Moctezuma II (Montezuma II). Em 1521, Hernán Cortés, juntamente com um exército aliado constituído pelos índios americanos, muito mais numerosos que o exército de defesa asteca, conquistaram o império asteca através da guerra biológica, do cerco à cidade, da guerra psicológica e do combate direto.3

Índice

1 História

1.1 A imigração

1.2 O início em Tenochtitlán

1.2.1 O Período Acamapichitli(1375 - 1395)

1.3 A Expansão do Império

1.3.1 O Período Nezahualcoyotl(1428 - 1440)

1.3.2 O Período de Moctezuma I (1440 - 1469)

1.3.3 O Período Axayácatl (1469 - 1481)

1.3.4 O Período Tizoc (1481 - 1486)

2 Referências

3 Bibliografia

História

A imigração

Segundo a lenda, os Astecas migraram de uma região chamada Astlán. Eles saíram de lá devido a uma seca e seguindo uma profecia, que dizia que seu novo lar seria onde encontrassem uma águia devorando uma cobra sobre um cacto. Os astecas seguiram para o sul até a região próxima ao lago Texcoco, onde foram hospedados por um rei local. Esse rei teria oferecido sua filha adolescente em casamento ao líder asteca por volta de 1325. Como parte do ritual, cinco nobres astecas conduziram essa jovem ao templo cerimonial, mas, quando chegaram ao local, eles a sacrificaram. Nesta noite o rei hospede foi convidado para a cerimonia do casamento mas, tudo o que viu foi um sacerdote dançando com a pele de sua filha. Horrorizado ele ordenou que os soldados perseguissem os astecas. Estes fugiram para o lago Texcoco e se refugiaram em uma ilha pantanosa do lago onde o chefe asteca, Tenoch, avistou a águia devorando uma serpente em cima de um cacto sinalizando que ali seria seu novo lar. Ali fundaram Tenochtitlán.

O início em Tenochtitlán

O Período Acamapichitli(1375 - 1395)

No inicio a vida em Tenochtitlán era dificil. Logo após a morte Tenoch, os anciãos decidiram eleger um tlatoani que poderia assegurar a posição da cidade nascente, através de laços com grupos poderosos da região. Eles enviaram uma delegação para os líderes do Culhuacan, e este enviaram Acamapichitli cujo pai, Opochtzin, era um líder Mexica, enquanto sua mãe, Atotoztli, era filha do tlatoani Culhua, Nauhyotl. Após a sua aceitação do trono, ele foi levado a Tenochtitlán e fez sua entrada na cidade, com grande pompa. Casou-se com Ilancueitl, filha do então governante do Culhuacán, Acolmiztli. Para integrar esses laços com a cidade de Tenochtitlán, Acamapichtli tomou uma mulher de cada calpulli Tenochtitlán (além de sua primeira esposa). Tomando Teotihuacán como modelo, Acamapichitli começou a construção de uma moderna cidade em 1376. Havia, no entanto, um problema. Por ser pantanosa, a ilha onde se estabeleceram exigia muito esforço nas construções, pois, onde ponhavam pedras estas afundavam. A solução foi primeiro ancorar profundamente as fundações com um sistema de pilares de madeira com 10m de comprimento por 10 cm de diametro. Depois estes pilares eram envolvidos em solo vulcanico para dar sustentação. Tenochtitlán era uma cidade-ilha cercada de um lago raso com 2m de profundidade. Para ligar a cidade à terra firme, os astecas criaram uma série de pontes e elevados utilisando o mesmo sistema usado na construção dos prédios. Estes elevados podiam suportar grandes cargas e possuiam pontes elevadiças, permitindo aos astecas carregar pesados materiais de construção. Apesar da sua ascendência Culhua, sua cidade rapidamente caiu na órbita Tepaneca e tornou-se um afluente do Azcapotzalco. Durante o seu reinado as forças astecas lutavam por Azcapotzalco contra estados de várias cidades, como Chalco. As expedições foram enviadas contra Cuauhnahuac (Cuernavaca moderno) e Xochimilco. Os astecas pagavam aos tepanecas um tributo opressivo a cada lua cheia. Apesar da hostilidade do Azcapotzalco, Tenochtitlán progrediu. A ilha em que a cidade estava situada (e território sujeito apenas ao seu Estado) foi alargada a leste, com a adição de terra e rocha. Os astecas foram cuidadosos, porém, manter uma distância adequada do continente, para fins de defesa, em caso de guerra. Devido ao fato de ter poucas terras cultivaveis, Acamapichitli expandiu o sistema das chinampas que consistiam de ilhas artificias. As chinampas eram construídas sobre uma teia de tábuas e fibras com uma pilha de juncos por cima. Depois jogavam lodo por cima do junco e plantavam. Os chinampas podiam dar até sete colheitas por ano.

Durante o reinado de Acamapichitli, a cidade foi dividida em quatro bairros ou calpullis: Moyotlán no sudoeste; Zoquipan no Sudeste; Cuecopan no noroeste e no nordeste Atzacualco. Casas de foram substituídas por casas de pedra. Um grande templo, ou Teocalli, também foi construído. Diz-se que durante o seu reinado, as primeiras leis astecas foram feitas.

Acamapichtli era um político astuto, que

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (11.4 Kb)  
Leer 7 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com