ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Estratégia Empresarial


Enviado por   •  25 de Julio de 2012  •  2.970 Palabras (12 Páginas)  •  571 Visitas

Página 1 de 12

Elementos do Conceito de Estratégia: Campo de actividade, que é a escolha da área geográfica onde vai desenvolver a sua actividade, escolha de segmentos de mercado onde a empresa vai actuar, escolha da sua carteira de produtos e aspectos ligados á tecnologia. Vector de crescimento, que é a opção maioritariamente dominante e pode ser feita através de penetração de mercado, desenvolvimento de mercado, desenvolvimento da produção e diversificação (relacionada ou não). Diferenciação, que é o que vai distinguir ou diferenciar o nosso negócio dos concorrentes, e tem como grandes problemas a cópia e imitação, é algo que nos dá VC. Lógica económica, vais estar associada particularmente à estratégia de base da empresa e qualquer empresa só deve ter uma estratégia de base, que podem ser do tipo, líder de custos, diferenciação ou inovação e eficiência.

Processo de Planeamento Estratégico: Diagnóstico estratégico tem duas vertentes, diagnóstico externo que são factores que a empresa não controla como o Ambiente, Sector, Mercado e Concorrência. Ambiente, é onde vamos encontrar forças económicas, sociodemográficas, politico-legais, forças tecnológicas e factores ecológicos. Sector, onde iremos ter de entender o grau de concentração de competidores num sector, que pode ser concentrado ou fragmentado, temos também de levar em conta o seu tamanho e importância, este tamanho e importância pode ser medido através da participação de cada sector no PIB do pais e podemos ter três tipos de indústrias, indústrias estratégicas, indústrias básicas e indústrias não básicas, e temos de ainda levar em conta o ciclo de vida do sector. Mercado, neste caso teremos de analisar quais os potenciais clientes que pretendem adquirir o produto, poderemos utilizar uma matriz de segmentação pra subdividir o mercado m sectores e deve corresponder a uma área geográfica especifica, teremos ainda de identificar o mercado e caracterizar o mercado em termos de dimensão, taxa de crescimento, margem, tendências e FCC (Factor Chave de Compra). Concorrência, através do Modelo de Análise Competitivo, teremos de ser capazes de: 1º avaliar os objectivos actuais e futuros dos concorrentes escolhidos, 2º avaliar estratégia actual dos clientes, 3º avaliar o perfil dos concorrentes e 4º prever as estratégias futuras dos concorrentes, e podemos também recorrer à Matriz de Competitividade para avaliação dos FCC identificados consoante concorrentes e onde os FCC são ponderados individualmente e onde é atribuída uma nota a cada concorrente.

Diagnóstico Interno: são variáveis que a empresa controla na totalidade e tem máximo de informação sobre elas, e tem como 1ª etapa identificar objectivos da empresa e avaliação segundo a estratégia, e 2ª etapa perceber o tipo de recursos e capacidade que a empresa tem, recurso que podem ser tangíveis e intangíveis e capacidades tais como o conhecimento tácito materializado em grupos de trabalho, capacidades que se incrementam com o tempo. Produção, onde iremos encontrar questões como a Engenharia de produto, Engenharia de processos, Planeamento e programação da produção e controla da qualidade. Marketing/Vendas, é importante saber a evolução das vendas ao longo do tempo, e levar em conta indicadores intangíveis tais como a reputação, satisfação dos clientes, boa base de dados, etc. Recursos Humanos, onde irei recorrer ao Balanço Social e a outros indicadores intangíveis tais como antiguidade dos trabalhadores, experiencia profissional, clima organizacional, etc. Conhecimento, associado a SI em gestão onde o elemento fundamental é a base de dados.

Níveis de Estratégia: Nível Corporativo (aquisições, fusões, entradas e saídas de novas áreas de negócio), Nível Competitivo (área geográfica, vantagem competitiva, coordenação da actividade e áreas de negócios); Nível Funcional (coordenação das actividades dentro de cada área)

Funções da sede (criar valor numa perspectiva sinérgica): Planificação e distribuição dos recursos; Controlo e avaliação dos resultados e Disponibilização de serviços centrais.

Modelos para grupos empresariais diversificados: Modelo de planificação estratégica (sede: participa na elaboração da estratégia, tem serviços centrais de alguma dimensão, visto poderem ser exigidos múltiplos serviços de apoio; unidades de negocio: autonomia limitada, e definem objectivos de lp de caracter financeiro e estratégico); Modelo de controlo financeiro (sede: tem uma fraca influencia sobre as unidades de negocio, o controlo é estritamente financeiro; cada unidade de negocio faz a escolha da sua estratégia competitiva; os serviços centrais são reduzidos). Modelo controlo estratégico (a sede auxilia a elaboração da estratégia, mas quem a implementa é o responsável por cada unidade de negocio. Estimular a colaboração entre os vários responsáveis por cada unidade de negocio. Estimular a colaboração entre os vários responsáveis por cada unidade; o controlo é estritamente estratégico, os objectivos são fixados de acordo com as metas e resultados financeiros.

Grupos Estratégicos: é um grupo de empresas dentro do mesmo sector que desenvolve estratégias similares, relativamente a determinados factores críticos, a escolha destes factores pode estar associada aos FCC e à VC. Permite clarificar posicionamento estratégico escolhido pela empresa, para além disso, permite reconhecer quais são os vários grupos estratégicos existentes no sector, ou seja, possibilita a identificação daquilo que designamos de concorrentes directos ou indirectos.

Cadeia de Valor: Conjunto de actividades que a empresa tem com o objectivo de criar vantagem competitiva e que pode ser atingida através de líder de custos ou de estratégia de diferenciação.

Elementos da Missão: Deve esclarecer o negócio, a razão de ser da organização, esta definição pode ser concretizada de uma forma mais ampla ou mais focalizada e quer uma, quer outra das hipóteses, tem consequências para a actividade. A missão é como a Bíblia ou Constituição de um país, só é útil para quem acredita nelas. 1- A missão deve comtemplar vários elementos: Propósito ou finalidade do negócio, neste aspecto a empresa agora deve estabelecer qual é o negócio onde pretende actuar. 2- Estratégia, onde vai definir o campo de actividade da empresa, factores diferenciadores e estratégia base.

Elementos da Visão: Deve procurar estabelecer objectivos de médio e longo prazo para a organização. Esta definição deve dizer respeito ao futuro que queremos para a organização, devendo esta ser orientada para o exterior. Sendo assim a visão deve contemplar 3 grandes

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (20.6 Kb)  
Leer 11 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com