ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Adolescencia


Enviado por   •  31 de Julio de 2011  •  1.126 Palabras (5 Páginas)  •  990 Visitas

Página 1 de 5

Adolescência

A adolescência é uma fase de transição que não tem limites temporais e fixos. Entretanto, as mudanças que ocorrem são significativas, já que, é um período diferenciado no ciclo vital humano. Essas mudanças são biológicas, de conduta e status social. É uma fase onde é difícil precisar seus limites de maneira exata. (Hamel y Cols. 1985).

O adolescente mais velho tem as mesmas preocupações do adolescente mais novo, mas também se sente com a obrigação de se introduzir numa sociedade de adultos e encontrar uma identidade própria, ou seja, o adolescente mais novo preocupa-se com quem ele é, e o adolescente mais velho, o que fazer com isso. (Hamel y Cols. 1985)

Época de Imaturidade na busca da Maturidade

O adolescente no meio da sua desorientação e conflitos persegue três objetivos intimamente relacionados entre si:

• Conquista da maturidade entendida como personalidade responsabilidade.

• Conquista da independência.

• A faculdade de ter una existência independente, de ser, em definitiva, pessoa.

A partir dos 12 anos começa o aprendizado para saber afrontar a realidade de modo pessoal. Ao longo desta aprendizagem o adolescente mostra comportamentos imaturos, estes comportamentos são necessários para o desenvolvimento da personalidade.

O adolescente matura na medida em que decide percorrer o caminho recém descoberto O progresso é mais lento e difícil, mas também mais efetivo. (Coleman J., 1980)

O fim da adolescência, geralmente vem marcado, pelas seguintes aquisições:

• Estabelecimento de uma identidade sexual e possibilidades de manter relações afetivas estáveis.

• Capacidade de estabelecer compromissos profissionais e manter-se (independência econômica).

• Aquisição de um sistema de valores pessoais (moral própria).

• Relações de reciprocidade com a geração precedente (sobretudo com os pais).

(Horrocks, J., 1984)

Desenvolvimento Físico do Adolescente

Durante a adolescência se produz uma importante mudança corporal, chamada puberdade, que marca o inicio da adolescência.

Durante este período do desenvolvimento humano maduram os órgãos sexuais, tanto internos como externos e geralmente isto ocorre antes no sexo feminino que no masculino, devido a fatores hormonais.

As mudanças exercem um profundo efeito no individuo, já que deve assimilar novas experiências corporais, que em ocasiões são preocupantes, como a primeira menstruação nas mulheres ou a ejaculação noturna nos homens. Todas as mudanças físicas têm efeitos importantes na identidade, já que o desenvolvimento supõe estar separado dos outros colegas e ser diferente deles, e também um sentimento de continuidade de si mesmo e um firme conhecimento relativo de como aparece ante o resto do mundo. (Coleman J., 1980)

Desenvolvimento Cognitivo do Adolescente

Este período (das operações formais) se caracteriza pelo desenvolvimento da capacidade de pensar mais além da realidade concreta. A realidade é agora um subconjunto do possível, das possibilidades para pensar.

O adolescente de pensamento formal tem a capacidade de usar, num nível lógico, enunciados verbais e proposições em vez de objetos concretos unicamente (pensamento proposicional). É capaz de entender plenamente, e apreciar as abstrações simbólicas da álgebra e as críticas literárias, ou o uso de metáforas na literatura. Com freqüência se envolve com discussões espontâneas sobre filosofia e moral, nas que são abordados conceitos abstratos,

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (7.3 Kb)   pdf (71 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Leer 4 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com