ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Macunaíma - Resenha


Enviado por   •  13 de Febrero de 2014  •  555 Palabras (3 Páginas)  •  402 Visitas

Página 1 de 3

O título da obra “Macunaíma, o herói sem nenhum caráter” nos leva a entender, em um primeiro momento, o personagem como alguém sem dignidade e com má índole. Mas é possível perceber o heroísmo não padrão do protagonista, bastando olhar a obra e o desenvolvimento da história com olhos livres de pré-conceitos e desapego de ideologias radicais e egoístas. Neste trabalho, procura-se mostrar o lado heroico não reconhecido de Macunaíma, em que a maior justificativa de seus atos é sobreviver e a busca pelo muiraquitã é sua maior motivação.

A rapsódia “Macunaíma”, de Mário de Andrade, traz a narrativa de um personagem considerado sem caráter, assim como o próprio título diz. Macunaíma era preto retinto e filho do medo da noite e uma “criança feia” (MACUNAÍMA, p.02). Durante toda a sua vida, sofreu com situações em que foi obrigado a pensar estratégias para sobreviver, o que pode ser lido como uma semelhança entre o personagem e o povo brasileiro, sofrido, que está sempre lutando contra situações em que o que está em jogo é sua sobrevivência.

Ter no título a frase “Herói sem caráter” já mostra ao leitor que o personagem não será alguém brilhantemente reconhecido conforme o que geralmente pode ser considerado atitudes heroicas. Não terá uma mocinha salva, muito menos uma cidade protegida contra um grande vilão. Pelo contrário, Macunaíma muitas vezes sobrevive devido às suas vilanias. Essa estratégia de Mário de Andrade desconstrói a imagem de herói norte-americano em ênfase até então, com o patriotismo aflorado. Macunaíma precisa se virar para sobreviver, é egoísta, não demonstra sentimentos de forma carinhosa, pelo contrário, suas “brincadeiras” são sempre de maneira que podem ser consideradas violentas. Mário busca construir, em sua obra, a imagem do brasileiro como ele realmente é: fruto da miscigenação, latino-americano, com crença em diversos deuses e seguidor de diversas religiões; e o anti-heroísmo presente no personagem também faz parte desta construção: a autenticidade cultural é visível em todos os atos do protagonista, desde a presença das figuras folclóricas ao processo de migração do nordeste para o sudeste, especialmente São Paulo, em busca de um objetivo. Conforme diz Schwarz,

Voltando porém ao sentimento de cópia e inadequação causado no Brasil pela cultura ocidental, está claro que o programa de Oswald lhe alterava a tônica. É o primitivismo local que devolverá à cansada cultura européia o sentido moderno, quer dizer, livre da maceração crista e do utilitarismo capitalista. A experiência brasileira seria um ponto cardeal diferenciado e com virtualidade utópica no mapa da história contemporânea. (SCHWARZ, 1986).

A busca pelo muiraquitã é o maior motivo de Macunaíma viajar o Brasil – de forma surreal, onde transita em diversos pontos rapidamente, mostrando que o Brasil é grande

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (3.6 Kb)  
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com