ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

A PEDAGOGIA NA IDADE MEDIA


Enviado por   •  10 de Junio de 2012  •  2.883 Palabras (12 Páginas)  •  1.694 Visitas

Página 1 de 12

Índice

Introdução ------------------------------------------------------------------------------------------------------3

O contexto--------------------------------------------------------------------------------------------------------3

A importância do Cristianismo -------------------------------------------------------------------------------4

A cultura medieval --------------------------------------------------------------------------------------------4

As invasões ------------------------------------------------------------------------------------------------------5

A cidade ---------------------------------------------------------------------------------------------------------5

A criança e a familia ------------------------------------------------------------------------------------------6

O ensino ---------------------------------------------------------------------------------------------------------7

O cavaleiro ----------------------------------------------------------------------------------------------------10

Conclusão -----------------------------------------------------------------------------------------------------10

Bibliografia ----------------------------------------------------------------------------------------------------11

Introdução

Ao longo dos dez séculos da Idade Média, muita coisa mudou. Após um período de regressão, aos poucos o homem medieval foi avançando, alterando a sua maneira de ver o mundo e de estar nele. Mas manteve sempre a necessidade de transmissão do saber as gerações mais jovens e foi evoluindo também neste sentido, de forma a deixar cada vez mais presente a sua contribuição.

O contexto

A Idade Média abrange mais ao menos dez séculos, tendo nascido das ruínas do mundo romano e acabando no inicio do Renascimento, ou seja do V ao XV século. Esta divide – se em dois períodos, a Alta Idade Média e a Baixa Idade Média.

A Alta Idade Média corresponde a um período que vai de 476 até ao fim do ano 1000. Esta caracteriza – se pela transição do esclavagismo Romano para a relação de servidão feudal. O Feudalismo é um modo de organização social e politico baseado nas relações de servo. Em troca de protecção militar, da permissão do uso da terra, os camponeses juravam fidelidade e vassalagem ao Senhor, prestando-lhes serviços e pagando-lhes diversos tributos. As propriedades Feudais pertenciam a uma camada privilegiada, tais como Clérigos ou Aristocratas. A produção Feudal, tinha por base a economia agrária, havia escassez de circulação monetária e devido ao carácter explorador desse sistema, o servo não se sentia estimulado a aumentar a produção, nem nos avanços, uma vez que tudo o que produziam era levado pelo Senhor. Uma sociedade hierarquizada por ordens, o Clero, os Nobres e os Servos, onde as possibilidades de ascensão por parte dos servos era quase nula. Todo o modo de vida era profundamente influenciado pelo Cristianismo, cuja Igreja impunha a ordem e ditava as regras.

A Baixa Idade Média, estende – se do Século XI ao século XV e corresponde a um período de decadência do Feudalismo e ao fim das invasões. Com o surgimento de novas formas de cultivo, de utilização dos animais e utensílios, existiu um aumento de colheita. Sobreveio dessa forma a necessidade de comercializar o excedente produzido. Com a venda dos produtos, os camponeses puderam comprar as suas terras, deixando assim de cumprir as obrigações dos Senhores. Muitos passaram a ser comerciantes ou a viver em Burgos. A Baixa Idade Media é assim o período do desenvolvimento das cidades, do comércio e de uma sociedade mais dinâmica. O aparecimento do Burguês, individualista, produtivo, independente, vai alterar e fazer avançar os modos de pensamentos.

A importância do Cristianismo

Giotto DI BONDONE

Saint François d'Assise recevant les stigmates

Vers 1295-1300 – musée du Louvre

O Cristianismo propagou – se ao longo da Idade Media por toda a Europa, passando esta a estar unificada pela religião. Todo o pensamento era regulado em função da doutrina cristã, dos seus princípios, valores e normas. Os homens deviam pensar, agir e viver segundo os valores que correspondiam a vontade de Deus.

Os ideais cristãos eram difundidos mediante a palavra dos representantes da Igreja, mas também por outras formas. Pois devido ao analfabetismo, a Igreja dava às imagens uma grande importância, servindo – se delas para informar e formar o povo. Sendo assim a pintura medieval era dominada por temas religiosos, representavam Santos, Divindades e através destas os pintores transmitiam mensagens de moralidade, de bons comportamentos. Estes temas religiosos podiam ser representados em quadros, murais e vitrais. Apesar de no inicio da Idade Media, a Igreja ter se mostrado contra o teatro, esta aos poucos vai utilizar nos seus ofícios religiosos representações de cenas da Bíblia (da criação a crucificação). A palavra também era propagada mediante poesias religiosas ou através da música sacra, tais como o Canto Gregoriano, oração cantada durante os ofícios religiosos e que contribuíam para a educação e promoção das virtudes cristãs.

A Cultura medieval

As musicas populares ou poesias Trovadorescas eram compostas por Trovadores e cantadas por Menestrel. Elas eram inspiradas em temas românticos ou nos feitos heróicos dos cavaleiros. Por exemplo as “Chanson de Geste” no século XII, eram um manual das qualidades e virtudes que um cavaleiro cristão devia por em prática. A “Chanson de Roland” retratava a batalha de Roncesvalles (onde Carlos Magno tinha sofrido uma derrota) e as aventuras de Roland e Olivier. Esta batalha era contada por bardos nas praças até que um monge da Abadia de Clunny deu forma a estas versões criando assim a Canção de Roland.

Ao mesmo tempo que o teatro religioso, também se desenvolve o teatro profano. Este é mais sarcástico, retrata dramas populares,

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (19.4 Kb)  
Leer 11 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com