ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Bolsa De Valores


Enviado por   •  7 de Septiembre de 2013  •  299 Palabras (2 Páginas)  •  213 Visitas

Página 1 de 2

A Bolsa de Valores consiste num segmento do mercado financeiro no qual se transacionam títulos de empresas de capital aberto (públicas e privadas), a médios e longos prazos, tipicamente ações e obrigações. As bolsas de valores são também os centros de negociação de valores mobiliários, que utilizam sistemas eletrônicos de negociação para efetuar compras e vendas desses valores.

Segundo Assaf Neto, o Sistema Financeiro Nacional é constituído por um conjunto de instituições financeiras que visam à captação de recursos, distribuição e transferência de valores entre os agentes econômicos. Ele ainda destaca: “as bolsas de valores são entidades físicas, constituídas sob forma de associações civis sem fins lucrativos, com responsabilidade e funções de interesse público. As sociedades corretoras são instituições membros das bolsas de valores, habilitadas para operar em seus pregões por conta própria e determinada por seus clientes, por meio de negociações com títulos e valores mobiliários.”.

A principal função de uma bolsa de valores é proporcionar um ambiente transparente e líquido, adequado à realização de negócios com valores mobiliários. Somente através das corretoras, os investidores têm acesso aos sistemas de negociação para efetuarem suas transações de compra e venda desses valores.

Além de seu papel básico de oferecer um mercado para a cotação dos títulos nelas registrados, orientar e fiscalizar os serviços prestados por seus intermediários, facilitar a divulgação constante de informações sobre as empresas e sobre os negócios que se realizam sob seu controle, as bolsas de valores propiciam liquidez às aplicações de médio e longo prazos, por intermédio de um mercado contínuo, representado por seus pregões diários. É por meio das bolsas de valores que se pode viabilizar um importante objetivo de capitalismo moderno: o estímulo à poupança do grande público e ao investimento em empresas em expansão, que, diante deste apoio, poderão assegurar as condições para seu desenvolvimento.

...

Descargar como (para miembros actualizados)  txt (2.1 Kb)  
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com