Trabajo: Transmedia Storytelling
Enviado por kikolourenco95 • 7 de Febrero de 2016 • Trabajo • 1.959 Palabras (8 Páginas) • 307 Visitas
T R A N S M E D I A
[pic 1]
Docente: Amélia Brandão
Grupo: Francisco Lourenço da Costa
Joana Xavier e Sousa
Samuel Silva
Vítor Hugo Coelho
ÍNDICE
Introdução .......................................................................................................... 2
O que é? ............................................................................................................ 3
História do transmedia storytelling ..................................................................... 3
Como aplicar? .................................................................................................... 4
Vantagens do transmedia storytelling ................................................................ 5
Exemplos atuais ................................................................................................. 5
Twix .................................................................................................................... 5
Alice no País das Maravilhas ............................................................................. 6
HBO Brasil ......................................................................................................... 7
Mattel ................................................................................................................. 8
Conclusão ........................................................................................................ 10
Webgrafia ......................................................................................................... 11
INTRODUÇÃO
O mundo está em constante desenvolvimento e um dos mais fortes exemplos consiste na rápida difusão e crescimento das tecnologias de informação e comunicação. A tecnologia conjuga o melhor de dois mundos: o trabalho e o lazer, o que originou o aparecimento das redes sociais. Tal como o mundo, o marketing está em constante atualização pelo que o transmedia storytelling ganhou enorme relevo e importância enquanto técnica de marketing. É nosso objetivo com este trabalho aprofundar o nosso conhecimento sobre este conceito e poder mais facilmente defini-lo, bem como entender como se procede à sua aplicação e como é possível ser bem-sucedido nessa mesma aplicação.
O QUE É?
Transmedia storytelling é uma técnica utilizada em Marketing que se baseia na divulgação de “histórias” em várias plataformas e formatos de comunicação, acrescentando algo único com cada uma delas. O objetivo, para além de fazer chegar a mensagem a uma audiência mais ampla, é expandir a narrativa e apelar ao lado emocional e afetivo do público, sempre representando os valores da marca.
Nos tempos de hoje, a quantidade de informação é cada vez maior. Por sua vez, o défice de atenção também tem tido um aumento significativo. Assim, nem sempre as pessoas estão dispostas a prestar atenção. É aqui que a técnica de transmedia storytelling entra: é decidido que história é interessante para uma marca contar e em que plataformas isso vai acontecer. Porém, para que seja "transmedia", cada meio deve conter uma parte da história, contribuindo com as suas potencialidades para contá-la. Não adianta apenas reproduzir a publicidade que passa na televisão para telemóvel, cinema e revistas.
HISTÓRIA DO TRANSMEDIA STORYTELLING
A técnica do transmedia storytelling é eficaz e a história comprova-o. Embora o seu grande boom tenha ocorrido há cerca de quarenta anos, já se pratica há milénios, embora não conscientemente. Um bom exemplo é o da Bíblia, que foi transitando entre diferentes plataformas ao longo dos tempos, mas sempre mantendo o seu conteúdo e ainda a sua componente de interatividade: o ato da oração. A estratégia foi também utilizada no teatro grego, que representava as suas peças de teatro em cerâmica e desde então foi acompanhando o evoluir da técnica e das tecnologias.
O transmedia storytelling tem tido um aumento exponencial na sua utilização devido à consciencialização da nossa parte das suas vantagens. A sua história, a da própria narrativa e a dos meios de comunicação estão intimamente ligadas.
COMO APLICAR?
É sabido que o transmedia storytelling é uma técnica extremamente eficaz, que traz vantagens, resta saber como aplicá-la. Em primeiro lugar é necessário criar um conceito que se adeque às várias plataformas, seja ele narrativo ou não, pois pode apenas ser uma experiência ou algo puramente visual, auditivo ou táctil. O segundo passo é criar um mundo, ou seja, imaginar onde todo o projeto se passa e onde as personagens podem ganhar vida própria interagindo entre si e o seu meio, o que torna muito mais fácil a escrita dos episódios além de poder prolongar o projeto indeterminadamente no tempo. Após a criação desse “mundo” e de personagens que sejam fortes o suficiente para que o público-alvo se identifique, segue-se a pré-produção, onde são definidos os meios em que será difundido o tipo de interatividade que o dito projecto terá com o espectador e os aspetos referentes ao financiamento. Depois vem a fase de produção, em que o conceito se materializa num produto pronto a ser exibido e comercializado e cujo objectivo será rentibilizar. A grande vantagem do transmedia storytelling é a interação que um produto pode ter com o espectador/utilizador, pois tem o poder de o fazer sentir-se imerso num mundo onde tem um sentimento, embora artificial, de pertença, o que pode ser muito interessante do ponto de vista comercial. Esta interatividade humaniza um produto audiovisual, pois o espectador pode, por exemplo, ser notificado através das redes sociais pelas personagens da história, como se de pessoas reais se tratassem e com as quais facilmente se identificam, o que torna todo este jogo sensorial mais verosímil.
VANTAGENS DO TRANSMEDIA STORYTELLING
Esta técnica é tão utilizada por trazer vantagens óbvias. O produto irá ser consumido de diversas formas, em diversos lugares por diversos públicos, em casa ou “on the go”; de uma maneira ou de outra, o público pode estar sempre acompanhado do conteúdo em questão, para onde quer que vá. Por fim, a partir do momento em que um conteúdo é produzido aplicando-se esta estratégia, passa a existir interatividade, e essa é uma das palavras-chave do marketing de hoje em dia.
...