ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Análise da economia normativa versus positiva


Enviado por   •  14 de Agosto de 2015  •  Práctica o problema  •  408 Palabras (2 Páginas)  •  566 Visitas

Página 1 de 2

Atividade em sala: Economia positiva e economia normativa

De onde sai o conhecimento que os economistas utilizam para auxiliar na administração dos recursos e na identificação de padrões e tendências? Em primeiro lugar, precisamos deixar claro que a economia é uma ciência – assim como a biologia, a física, a química etc., os economistas desenvolvem teorias, colhem dados e analisam esses dados que acabam confirmando ou negando suas teorias. Infelizmente, diferente do que acontece nessas outras ciências, o economista não conta com o benefício de poder fazer os experimentos necessários para confirmar suas teorias – então, muitas vezes ele tem que recolher qualquer dado que puder encontrar, muitas vezes contando com os experimentos naturais que a História oferece

Se a economia é baseada em critérios tão objetivos, porque quase nunca os economistas concordam?

Existem dois motivos principais para que isso aconteça:

1. Os economistas não concordam a respeito da validade das teorias positivas sobre o funcionamento do mundo (não concordam com as hipóteses levantadas, com os dados recolhidos para validar essas hipóteses ou enxergam falhas nos modelos desenvolvidos).

2. Os economistas possuem valores diferentes, que os fazem analisar de maneira diferente as visões normativas que devam ser seguidas (como vimos, as pessoas enfrentam tradeoffs e dependendo de sua visão de mundo, o que é vantagem ou desvantagem também se modifica).

Além do economista “cientista”, também podemos encontrar a figura do economista “conselheiro político”. Enquanto o cientista tenta explicar o mundo como ele é (a partir de critérios objetivos) o outro tenta propor alternativas que melhorem a situação econômica.

Nesse sentido, há uma economia positiva, que retrata as relações econômicas como elas são e, a economia normativa, a qual estabelece os parâmetros das políticas econômicas, tratando de prescrições de como as relações econômicas deveriam ser, ou seja, envolve juízos de valor.

A atividade consiste em você ler o artigo do Valor Econômico, “Para que servem os economistas”, escrito por Dani Rodrik. Disponível no Blackboard. Após a leitura, você deve escrever um pequeno texto, máximo de 10 linhas, com uma análise pessoal do assunto abordado no texto, e a relação com o estudo da economia. Após terminado o texto, discuta com seu grupo suas opiniões. E, em grupo, sintetizem uma análise consensual do grupo.

Regras da atividade:

  • Siga atentamente as orientações dadas na atividade.
  • Participe tanto da elaboração individual, quanto das discussões em grupo.
  • Busque uma resposta própria, não se preocupe se não sabe se está correta ou não.
  • Vocês têm 30 minutos para a realização dessa atividade.

...

Descargar como (para miembros actualizados) txt (3 Kb) pdf (54 Kb) docx (11 Kb)
Leer 1 página más »
Disponible sólo en Clubensayos.com