Resumen Sobre Las Pasadas Elecciones Presidenciales En Brasil 2014
Enviado por Ynaj19 • 3 de Diciembre de 2014 • 494 Palabras (2 Páginas) • 249 Visitas
Resumen sobre las pasadas elecciones presidenciales en Brasil 2014.
A presidenta brasileira, Dilma Rousseff, foi reeleita o 26 de outubro para um novo mandato de quatro anos, segundo confirmou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), José Antonio Dias Toffoli.
Quando se tinha escrutado o 98 % dos votos das eleições presidenciais, o magistrado disse numa roda de imprensa que o resultado favorável a Rousseff em frente ao candidato social-democrata Aécio Neves era já irreversível.
En el último boletín del tribunal, ya con el 99,52 % del censo escrutado, la candidata del Partido de los Trabajadores (PT) obtenía un 51,59 % de los votos, frente al 48,41 % de Neves, que poco después reconoció su derrota.
Esse resultado confirmou que, como pronosticaban todas as sondagens, a segunda volta das eleições se definiu por um ajustadísimo margem e que Brasil sai dividido das que têm sido as eleições mais reñidas de sua história. Rousseff tinha ficado primeira nas eleições celebradas o 5 de outubro passado, com um 41,59 % dos votos em frente ao 33,55 % de Neves, mas como não superou o preceptivo 50 % deveu enfrentar uma nova votação.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, qualificou as eleições como “uma verdadeira festa da democracia”.
“Brasil vive desde a chegada da constituição em 1988 um momento de democracia plena e instituições republicanas plenamente consolidadas”, destacou Lewandowski na mesma roda de imprensa.
O tribunal também informou de que se registaram 1,052 delitos eleitorais, em sua maioria a difusão de propaganda eleitoral nos colégios eleitorais, o que está proibido.
Toffoli também afirmou que 3,238 urnas electrónicas, que representam o 0,75 % das 428,894 usadas, tiveram que ser substituídas por problemas técnicos.
Como se previa, os mais pobres e atrasados Estados do Norte e do Nordeste, como Baía ou Pernambuco, votaram em bloco a Rousseff. Os Estados do sul, mais ricos e industrializados, com uma população com mais recursos, como o mais povoado de São Paulo, preferiram a Neves. Para Rousseff foi o Estado finque de Minas Gerais, no centro do mapa, berço de ambos e onde Neves exerceu como governador durante oito anos.
O senador social-democrata Aécio Neves, quem perdeu ontem as eleições presidenciais em frente à presidenta Dilma Rousseff, reconheceu a derrota e pediu à mandatária unidade depois da eleição mais polarizada das últimas décadas.
“Considero que a maior de todas as prioridades é unir Brasil em torno de um projecto honrado que dignifique a todos os brasileiros”, afirmou Neves numa declaração.
Professor:
...