Novas Tecnologias
Enviado por maripresqueliare • 30 de Septiembre de 2014 • 567 Palabras (3 Páginas) • 160 Visitas
A nova forma de interação possibilitada pelo mundo virtual fez com que os laços sociais se remodelassem completamente e com isso, as relações que antes eram formadas pessoalmente foram substituídas pelas redes. Essa nova convivência permite ao homem conhecer um número cada vez maior de pessoas e grupos de seu interesse, sem sair de seu próprio espaço. O filme “HER” explicita de maneira clara essa transferência decorrente da tecnologia cada vez mais avançada, em que o ciberespaço, conceito criado por William Gibson, passa para o virtual o que antes era unicamente real, por meio de “extensões indefinidas de tempo e espaço”, como é citado em “Um breve olhar sobre a sociabilidade no ciberespaço”.
Tanto no filme quanto no texto é possível analisar esse processo de interação como uma área restrita, pois o indivíduo procura conhecer novas pessoas através de interesses e opiniões comuns, formando relações com pessoas do mesmo perfil que o seu. Apesar de apresentar essa diversidade de troca de informações e experiências, o ciberespaço é questionado por criar uma “vida idealizada”, gerando no homem a ideia de que ele pode manter uma ligação afetiva com milhares de pessoas, mesmo nunca tendo as encontrado fisicamente. A questão é que o mundo virtual possibilita ao indivíduo publicar em suas redes sociais apenas aquilo que ele quer que seja visto por seus “amigos”, produzindo uma imagem reconfigurada e incompleta.
O grande desejo criado pela virtualização é explícito em “HER” com a criação de um Sistema Operacional de alta inteligência, que tem a capacidade de “escutar, entender e conhecer” o seu “dono”, e cria um sentimento cada vez maior de dependência. O indivíduo passa a se distanciar de seus vínculos e relacionamentos fora da tela por não conseguir mantê-los. “A particularidade deste espaço está centrada no fato de possibilitar ao navegante a exploração de novos aspectos existenciais, cognitivos e experienciais a partir de um ambiente desterritorializado”. Como é citado no texto, não é mais necessário existir as referências territoriais, físicas e comportamentais que antes eram vistas no plano real, pois estas foram substituídas por construções imaginárias (smileys, vozes e símbolos). No filme, a voz hipnotizante e simbólica de Samantha, que substitui todos os outros sentidos exemplifica isso.
Essa nova construção social da realidade se tornou tão subjetiva a ponto de o próprio indivíduo não possuir mais uma identidade única, podendo dessa forma, criar características e sujeitos diferentes, de acordo com a situação e plataforma em que ele está inserido virtualmente, como foi possível observar durante o filme.
Os sentimentos de desejo, afeto e dependência que são abordados no texto e principalmente no filme, deixam claro como o avanço dos sistemas tecnológicos afetam o homem. O ciberespaço se interiorizou
...