Ciencia, Tecnologia E Ingenieria
Enviado por • 20 de Marzo de 2014 • 820 Palabras (4 Páginas) • 362 Visitas
¿Qué es la ciencia?
La ciencia (del latín scientia , conocimiento) es una organización racional y sistemática de los fenómenos percibidos, que busca explicar el mundo en que vivimos. Este sistema de conocimiento tiene dos pilares indispensables, sin los cuales la ciencia no es posible: el observador, es la persona que capta la realidad (ayudado, o no, por instrumentos) y el observable, o fenómeno observado, lo captado tal como se da en la realidad.
González Pereda, Jessu. Conciencia: de la ciencia a la conciencia.
España: Bubok Publishing S.L., 2013. p 11.
http://site.ebrary.com/lib/bibliotecacucsp/Doc?id=10740886&ppg=11
Copyright © 2013. Bubok Publishing S.L.. All rights reserved.
O que é a Tecnologia?
Bazzo, Walter (Editor); Marino García Palacios, Eduardo; González Galbarte, Juan Carlos. Introdução aos estudos CTS (Ciencia, Tecnología e Sociedade).
España: Organización de Estados Iberoamericanos (OEI), 2005. p 35.
http://site.ebrary.com/lib/bibliotecacucsp/Doc?id=10075533&ppg=36
Copyright © 2005. Organización de Estados Iberoamericanos (OEI). All rights reserved.
O ponto de vista mais amplamente aceito sobre a relação ciência-tecnologia é o que conceitua a tecnologia como ciência aplicada, sendo portanto a tecnologia redutível à ciência. Este ponto de vista é subjacente ao modelo linear de desenvolvimento que tem influenciado políticas públicas de ciência e tecnologia até tempos recentes. Tal conceito tem estado presente também, ainda que às vezes de modo implícito, na filosofia da ciência. Afirmar que a tecnologia é ciência aplicada é afirmar que: • Uma tecnologia é principalmente um conjunto de regras tecnológicas. • As regras tecnológicas são conseqüências dedutíveis das leis científicas. • Desenvolvimento tecnológico depende da investigação científica. Tradicionalmente, no âmbito acadêmico era habitual definir tecnologia como ciência aplicada. Com base nessa perspectiva, a tecnologia era analisada como conhecimento prático que derivava diretamente da ciência (conhecimento teórico). Uma importante tradição acadêmica respalda esta imagem da 40 tecnologia: o Positivismo Lógico. Para os positivistas, as teorias científicas eram sobretudo conjuntos de enunciados que tratariam de explicar o mundo natural de um modo objetivo, racional e livre de qualquer valor externo à própria ciência. O conhecimento científico, para quem segue essa lógica filosófica, é visto como um processo progressivo e acumulativo, articulado através de teorias cada vez mais amplas e precisas que vão subsumindo e substituindo a ciência do passado. Em alguns casos, as teorias científicas – sob a lógica do positivismo – poderiam ser aplicadas gerando desse modo tecnologias. Não obstante, a «ciência pura» em princípio não tinha nada a ver com a tecnologia, posto que as teorias científicas eram um alvo anterior à qualquer tecnologia. Por este motivo não se poderia dizer
...