Interprev
Enviado por anteroliveira • 18 de Mayo de 2012 • 453 Palabras (2 Páginas) • 410 Visitas
Trabalho elaborado pelo Grupo de Alunos do 1º Ano do Curso Contabilidade Administração – Pós-laboral:
Joaquim Silva (9100349), Antero Oliveira (9100352), Nuno Martins (9090459), Cristina Braga (9100283), Andrea Rocha (9100277) e Ricardo Rocha (9100300)
ANÁLISE À ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA INTERPREV
A Interprev é uma empresa cujo objecto social é a prestação de serviços em três áreas específicas:
• Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho
• Higiene e Segurança Alimentar
• Formação nas empresas.
A Missão da Interprev é a prestação dos serviços adaptados à realidade dos seus clientes, e cujo grau de satisfação é a sua maior preocupação no cumprimento dos objectivos, até porque têm proliferado as empresas neste ramo.
A Estrutura Funcional do seu Organograma, apresenta três níveis hierárquicos, com uma diferenciação horizontal (departamentos e unidades de especialização) e uma diferenciação vertical (níveis de autoridade).
ORGANOGRAMA
Analisando a Estrutura da Interprev, quanto aos elementos que a compõe, verifica-se que no 1º Nível da hierarquia, O Director Geral dentro dos objectivos principais da empresa chamou a si numa perspectiva de controlo o departamento de Qualidade e Apoio a Clientes, podendo analisar o desempenho e eficiência das principais áreas da sua actividade, no feedback da satisfação ou não dos seus clientes.
No 2º Nível, verifica-se a departamentalização por funções, tendo como estruturas de apoio a área de Direcção Financeira, Recursos Humanos, Outsourcing,
Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, Higiene e Segurança alimentar e por último a Direcção Comercial.
No 3º Nível, verifica-se a especialização no qual estão incluídos os serviços administrativos, jurídicos, marketing, a produção, que se traduz na visita aos clientes das unidades móveis que se distribuem por todo o país. Fazem parte ainda deste nível, o laboratório a formação e ainda a departamentalização por área geográfica (Norte, Centro e Sul).
Analisando agora as vantagens e desvantagens desta estrutura organizacional tecemos as seguintes considerações:
- Devido a comercializar apenas três produtos em grande escala permite que haja uma maior especialização das áreas de negócio envolventes, na obtenção de níveis elevados de desempenho.
- É uma estrutura que está demasiadamente centralizada, nomeadamente o departamento comercial e os departamentos ligados à produção, onde se nota o seu elevado peso na estrutura da empresa, pois estes departamentos supervisionam a actividade por todo o país, o que pode levar a uma difícil coordenação entre as equipas das unidades móveis, os comerciais e entre
...