ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

RECRUTAMENTO DE PESSOAL


Enviado por   •  26 de Septiembre de 2012  •  3.137 Palabras (13 Páginas)  •  282 Visitas

Página 1 de 13

RECRUTAMENTO DE PESSOAL

Jacira Cordeiro

Profº. Edson Klaus Kielwagen

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso de Processos Gerenciais (EMD 5551) – Administração de Recursos Humanos

13/05/11

RESUMO

O mercado atual tem dificultado cada vez mais às empresas os processos de recrutamento e seleção dos novos colaboradores. O artigo trata do papel decisivo da Administração de Pessoal no processo de Recrutamento e Seleção de pessoas, apontando, as necessidades existentes do planejamento de recursos humanos, as etapas e os mecanismos de recrutamento e seleção de pessoal, bem como os papéis dos profissionais destas atividades que embora muito complexas, se inter-relacionam pelo simples fato de estarem ligadas a uma área de cunho estratégico. Procurou-se, também, entender o porquê dos mecanismos atualmente utilizados por estas empresas, e o que elas objetivam com tais procedimentos, haja vista que dispõem de modelos padronizados, e à primeira vista, também se aplicam a estas instituições.

Palavras-chave: Recrutamento de Pessoal; Mercado de Trabalho; Empresa.

1 INTRODUÇÃO

É comum ouvir falar que toda e qualquer atividade comercial, hoje, enfrenta grande concorrência, clientes cada vez mais exigentes e dificuldades para atingir seus objetivos. As empresas buscam, constantemente, firmar um diferencial competitivo, evidenciar algo que ninguém oferece com aquela qualidade, para fazer daquilo sua ferramenta forte, fazendo com que o cliente defina sua opção de compra pelo produto ou serviço.

Obviamente, qualquer procedimento que apresente qualidade ou não, passa obrigatoriamente pela ação do ser humano, o que faz com que as organizações invistam intensamente em seu corpo de colaboradores, com treinamentos, fatores motivacionais e recompensas. Há empresas que consideram seus funcionários o maior patrimônio da corporação. No entanto, existe grande dificuldade de se obter, e também de se manter talentos que atendam ao perfil que o mercado “exige” das empresas. A mão-de-obra qualificada é cada vez mais escassa, em especial, no caso de cargos técnicos.

A administração de pessoal compartilha com todos os demais órgãos da empresa o encargo de administrar pessoas. Esta administração é uma responsabilidade exclusiva de cada gerente, uma responsabilidade de staff, aliada à função de linha, já que ele irá compartilhar com toda a organização os bons resultados, devido ao desempenho obtido, que o novo colaborador irá obter ao longo de sua permanência na empresa.

A moderna administração de pessoal deverá estabelecer normas e critérios (políticas de pessoal), a fim de que os gerente e supervisores possam administrar seus subordinados de maneira equânime, executando atividades técnicas e especializadas relacionadas com pessoal, de forma a liderar os gerentes para as responsabilidades específicas de sua área de ação, como executar serviços de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, entre outros.

2 RECRUTAMENTO

Representa uma difícil tarefa aos profissionais das empresas de modo geral. Sempre quando necessário efetuar uma contratação, recorre-se a alguns recursos disponíveis, seguindo passos que iniciam-se pelo recrutamento, que tem vários conceitos e definições:

Para Pontes (1988), recrutamento é simplesmente atração de mão-de-obra. Chiavenato (2004) afirma que recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Segundo ele, para ser eficaz, o recrutamento deve atrair um contingente de candidatos suficiente para abastecer adequadamente o processo de seleção.

Já Marras (2000, p. 69) conceitua recrutamento de pessoal como uma atividade de: “responsabilidade do sistema de RH, que tem por finalidade a captação de recursos humanos interna e externa à organização objetivando municiar o subsistema de seleção de pessoal no seu atendimento aos clientes internos da empresa”.

Toda e qualquer organização, seja ela grande ou pequena, nacional ou multinacional, nasce com o desejo de uma pessoa ou grupo de pessoas a fim de realizar algo. Realizar algo com a finalidade de se obter lucro ou se obter algum benefício para a sociedade ou parte da mesma. O que importa mesmo é o desejo de uma pessoa em realizar algo. E deste ponto, a organização cresce com a contratação ou admissão de novas pessoas. Logo, tudo se inicia e continua através do elemento humano. O foco é justamente esse: contratar e selecionar pessoas certas para o lugar certo.

Em uma economia cada vez mais globalizada, as técnicas tornam-se, cada vez mais parecidas, os produtos, cada vez mais similares, e então, o fator humano torna-se um item, cada vez mais decisivo no sucesso de uma corporação. As diferenças entre uma pessoa e outra, que realmente importam para uma organização, não residem unicamente no que as pessoas sabem ou fizeram, e sim em seu potencial de aprendizagem e realização. Na moderna administração existe uma forte ênfase na eficácia, pois se procura, através do processo de agregar pessoas, a aquisição de novas habilidades e capacidades que permitam à organização realizar sua missão e alcançar os seus objetivos globais em um mundo em transformação.

Chiavenato (1999) assinala que seria injusto pensar que essa abordagem moderna de agregar pessoas fosse responsabilidade apenas dos gerentes de linha. Ela é, acima de tudo, uma responsabilidade de toda a equipe que deverá estar devidamente preparada, com a ajuda de uma consultoria interna e assessoria do órgão de recursos humanos, que exerce seu papel de staf. Essa prática de recrutar e selecionar pessoas são papeis de suma importância para os gerentes de linha e suas equipes, que assumem todo o processo de agregar pessoas.

2.1 FONTES DE RECRUTAMENTO

As fontes de recrutamento são as áreas do mercado de recursos humanos exploradas pelos mecanismos de recrutamento. Essas fontes de recrutamento podem ser do tipo interna, do tipo externa ou do tipo mista.

2.1.1 Recrutamento interno

O recrutamento interno atua sobre os candidatos que estão trabalhando dentro da organização - isto é, funcionários - para promovê-los ou transferi-los para outras atividades mais complexas ou mais motivadoras. Isto pode envolver:

* Transferência de pessoal;

* Promoções de pessoal;

* Transferências com promoções de pessoal;

* Programas de desenvolvimento de pessoal;

* Planos de encarreiramento (carreira)

...

Descargar como (para miembros actualizados) txt (21 Kb)
Leer 12 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com