Ensayo Sobre Emilie Rosseau
Enviado por SuperLi • 12 de Enero de 2012 • 364 Palabras (2 Páginas) • 823 Visitas
O livro Émile foi escrito por Rousseau em 1792. É um tratado Filosófico sobre a natureza do Homem, aborda temas políticos e filosóficos. O autor pretendia que ele mudasse o pensamento Ocidental sobre a educação.
O texto divide-se em cinco livros, os três primeiro são dedicados á infância de Émile, o quarto á sua adolescência e o quinto á educação de Sofia, a “mulher ideal” e futura esposa de Émile.
O livro de Émile não é um guia detalhado de educação, mas refere uma forma de educação totalmente revolucionária e fora dos convencionalismos tradicionais. Este livro acusa o sistema tradicional de ensino e os métodos utilizados.
Rousseau refere no seu livro Émile que a melhor forma de educar uma criança é através da natureza, só ela nos pode ensinar os melhores métodos de aprendizagem.
Ao longo do texto, o autor manifesta ser contra a repreensão e o castigo das crianças. Segundo Rousseau, a criança não deve fazer nada por obrigação mas sim por necessidade. Também expõem a ideia de que o professor (tutor) não deve ensinar nenhuma lição formal, o melhor método de aprendizagem é a própria experiência.
Considero que esta obra é um tratado muito importante sobre a forma de educar uma criança. Ao colocarmos de lado os métodos tradicionais, a criança pode aprender através do que a rodeia. Desta forma, desenvolve os seus sentidos, explora a natureza e experimenta ser um “Cidadão Livre”.
Algo que me parece muito interessante e que se relaciona com o que acabo de mencionar, é a forma como tratamos as crianças. Ainda hoje não os deixamos aprender naturalmente, por vezes esquecemo-nos que são crianças e devem ser educadas como tal. Segundo o autor, temos de prestar mais atenção aos seus interesses e ás suas características, muito importantes da etapa de desenvolvimento em que se encontram.
A educação que propõem Rousseau é uma educação integral, ou seja: refere-se a todos aqueles que desempenham um papel importante na vida da criança. Desta forma, rompe-se com os paradigmas do passado e acaba-se com a educação arcaica e desactualizada .
É importante valorizar as teorias de Rousseau, “formar um novo homem para uma nova sociedade”. Só assim, conseguiremos formar homens e cidadãos ao mesmo tempo.
...