Acarajé De Iansã
Enviado por eliasvicm • 6 de Enero de 2014 • 410 Palabras (2 Páginas) • 214 Visitas
1. INTRODUÇÃO
Este capítulo deverá apresentar a sua proposta de trabalho, formulada a respeito de determinado assunto. Deve responder as questões: “O que?”; “Por quê?”; “Para que?”; “Para quem?”; “Onde?”; “Quando?”; “Como?”; “Com o que?”; “Com quantos?”. Antes de iniciar este trabalho, leia com atenção o artigo disponível no link do Anexo 1, bem como o Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4 e Anexo 5.
1.1 CONSIDERAÇÕES INICIAIS
Apresentar a sua escolha sobre o que versará o seu trabalho, ou seja, apresentar a delimitação do tema. Isto requer clareza a respeito do campo de conhecimento a que pertence o assunto.
1.2 JUSTIFICATIVA
Destacar o valor do seu trabalho. Você pode considerar, para isto, os seguintes aspectos:
Relevância científica: o que o seu trabalho pode acrescentar ao que já foi tratado sobre o tema.
Relevância social: que benefícios o seu trabalho pode trazer para a(s) unidade(s) de análise relacionada(s) e/ou sociedade.
Interesse: o que o levou a escolha do tema.
Viabilidade: quais as possibilidades concretas do seu trabalho.
1.3 ESCOPO DO TRABALHO
Destacar o seu objeto (fenômeno) de investigação por meio da formulação do problema.
Para tanto, você deverá situar o seu trabalho no tempo e no espaço destacando as fontes de origem ou de referencia.
Ressalta-se que o problema deverá ser formulado de forma interrogativa. O problema deve ser claro e preciso, bem como deve ser delimitado a uma dimensão viável. Você deverá destacar, ainda, as limitações do seu trabalho de forma a não gerar expectativas além daquilo que o seu trabalho propõe.
1.4 FORMULAÇÃO DE HIPÓTESES
Apresentar a idéia geral a ser comprovada no decorrer do seu trabalho. As hipóteses são respostas provisórias, anteriores a investigação, passíveis de verificação. A formulação das hipóteses deve fundada em conhecimento prévio científico e redigida em forma de afirmação.
1.5 ELABORAÇÃO DOS OBJETIVOS
Os objetivos representam o ponto de chegada em relação a verificação das hipóteses e sintetiza o que é pretendido com o desenvolvimento do trabalho. Deve, preferencialmente, ser redigido com o verbo no infinitivo. Podem ser formulados em termos de “Objetivo Geral” e “Objetivos Específicos”; ou, simplesmente, “Objetivos”:
Objetivo Geral: significa traçar as principais metas que nortearão a pesquisa;
Objetivos Específicos: cada objetivo específico atinge um ponto de vista do tema, um ângulo a ser pesquisado. Podem ser considerados objetivos subjacentes e, quase sempre, decorrentes do principal
1.6 DEFINIÇÃO DA METODOLOGIA
Apresentar a descrição formal, fundamentada na Figura 1, dos métodos e técnicas de investigação a serem utilizados na investigação, destacando os seguintes aspectos:
...