ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

CColumna De Fraccionamiento


Enviado por   •  18 de Julio de 2013  •  523 Palabras (3 Páginas)  •  245 Visitas

Página 1 de 3

O sistema considerado foi um gobelé com uma certa massa de água, um sistema aberto, uma vez que a sua fronteira permite trocar de matéria e/ou energia com a vizinhança.

Para responder à questão/problema, há que ter a noção de alguns conceitos sobre energia, bem como de outras noções, tais como rendimento, transferência e transformação de energia e Lei da Conservação da Energia:

Quando um sistema cede ou recebe energia do exterior, O rendimento depende de imensas variáveis, Sabemos que é impossível transformar toda a energia fornecida a um sistema em energia útil, visto que parte da energia fornecida é transformada em energia não utilizável. Observa-se que parte da energia fornecida não é utilizável. O processo de transformação será tanto mais eficaz quanto menor for a energia dissipada. Um sistema isolado não troca energia com o exterior pelo que se o sistema não for isolado, parte da energia transferida é dissipada para o exterior (energia degradada).

Nesta experiencia algumas das condicionantes foram o espaço (se há ou não portas e/ou janelas abertas, etc.) e o próprio material utilizado.

Pode-se concluir que o rendimento do aquecimento da água é de, aproximadamente, valor…… Provavelmente, este valor deve-se à energia dissipada para o corpo (gobelé) e o ar. O gobelé no qual realizámos a actividade possuía uma abertura de dimensões médias, pelo que a maior parte desta energia perdeu-se para o ar envolvente (por processos de calor). Outra parte da energia dissipada foi transferida também por processos de calor, mas para o gobelé.

Assim, analisando estes factos, podemos afirmar que o rendimento poderia ser maior com a colocação de algo que tape a abertura do gobelé, impedindo assim a perda de energia para o ar envolvente ou utilizar algum tipo de material isolante a envolver o gobelé e assim impedir a perda de energia para este.

Procedimento

1.º Colocar o gobelé sobre a balança e enchê-lo com cerca de 250 mL de água.

2.º Retirar o gobelé da balança e colocá-lo na placa de aquecimento. Ligá-la na potência máxima.

3.º Mergulhar o termómetro na água do gobelé, de modo a registar a temperatura a que esta se encontra.

4.º Quando a temperatura da água atingiu 35,0˚C, retirou-se

5.ºDeterminou-se o rendimento do aquecimento da água, bem como outras variáveis (energia útil, fornecida e dissipada).

8.º Comparando com os outros grupos (valores) verificou-se que o nosso resultado está………….

Como “perdas” de energia durante o processo de aquecimento da água pode-se indicar:

Por exemplo o diâmetro da placa é superior ao do copo, logo haverá dissipação da energia, o copo de vidro e o termómetro apesar da sua massa ser bastante inferior à da água também irão absorver energia, além de que o gobelé se encontra destapado,

...

Descargar como (para miembros actualizados) txt (3 Kb)
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com