Relação Da Enfermagem Com A Administração
Enviado por Reeh • 12 de Noviembre de 2014 • 1.097 Palabras (5 Páginas) • 178 Visitas
A prática profissional baseada em normas e regras, a divisão do trabalho e a
padronização das tarefas são alguns dos reflexos da Teoria Científica da Administração sobre a Enfermagem.
A adoção de técnicas no manejo e procedimento vem criar a necessidade da elaboração das escalas diárias de trabalho estabelecendo uma estreita relação entre a enfermagem e a teoria cientifica da administração em uma rotina de trabalho funcionalista.
A fragmentação da assistência de enfermagem em atividades individuais para cada executor, distanciando-o da assistência integral, lembra a fase mecanicista da administração, onde o indivíduo executor está voltado a desenvolver somente a tarefa a que estava destinado. Isso requer uma especialização do chefe da equipe em administrar que deve buscar alternativas para desempenhar seu papel de supervisor funcional de forma humanizada, onde o recurso humano deixa de agir de forma mecânica e meramente funcional, para ser um cuidador e assistente integral ao paciente, se reportando sempre que for necessário ao seu supervisor que deve ter condições de planejar executar, e avaliar todas as atividades que integram a assistência de enfermagem.
Ao longo dos anos a práxis da enfermagem tem contribuído muito para o desenvolvimento da profissão o que faz com que ela necessite do apoio de outras ciências como a administração para a sua expansão, (SOUZA; SOARES, 2006).
Segundo Souza e Soares (2006), a administração participativa no que diz respeito à democratização das tomadas de decisões, estabelece uma melhor satisfação e aumento de produtividade no trabalho.
A enfermagem busca na administração uma ciência capaz de tornar a profissão operacionalmente racional, tendo em vista que administração é defendia como um instrumento de qualquer organização e que pode ser aplicada em qualquer área, (SOUZA; SOARES, 2006).
Ao longo deste estudo vimos que o administrador tem como função: planejar, organizar, coordenar, executar e avaliar os serviços de uma organização. Assim como o administrador o enfermeiro também exerce essa função no que diz respeito aos serviços de enfermagemos serviços de enfermagem, (ARONE; CUNHA, 2007).
É bem verdade que em algumas ocasiões tem sido necessário que o enfermeiro resolva questões que não são de sua responsabilidade, fazendo com que ele se sinta sobrecarregado pondo em risco a eficácia de seu trabalho, (SOUZA; SOARES, 2006).
Visando o acúmulo de responsabilidades entende-se que é necessário que o enfermeiro/ administrador na resolução de problemas busque não somente soluções imediatistas, ou seja, a curto prazo, mas também a médio e longo prazo, através de planejamento e organização evitando assim o acúmulo de situações problemáticas e o estresse e sobrecarga enfermeiro prejudicando assim seu desempenho.
Processo Gerencial do enfermeiro
Segundo Weirich (2009), a gerência deve ser entendida atribuição dos dirigentes na perspectiva de construção de um objetivo a fim de atender às necessidades da população voltada para integralidade de atendimento.
Para Pesut e Herman (1998) o processo de enfermeiro oferece outro sistema teórico de resolução dos problemas e tomada de decisão. Os educadores de enfermagem identificam o processo de enfermagem como um modelo eficiente de tomada de decisão. É necessário que o enfermeiro tenha competência para assumir a responsabilidade de gerenciar, tendo em vista que o gerenciamento de enfermagem corresponder a coordenar os serviços de assistência em enfermagem e de tomada de decisões a fim oferecer uma assistência de qualidade. O enfermeiro deve estar sempre aprimorando suas competências gerenciais, o que pode ser feito através de cursos, cursos de especialização, educação continuada, dentre outros (ROTHBARTH;
...