ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Administração


Enviado por   •  17 de Noviembre de 2013  •  2.064 Palabras (9 Páginas)  •  192 Visitas

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

As organizações atuais estão voltadas para a flexibilidade, comprometidas em realizar mudanças, desenvolvendo novas ferramentas de trabalho e modalidades de gestão, para melhor atender as necessidades do mercado. Dentre os conceitos relacionados, que causam preocupação e mudanças positivas nas organizações atuais, está o meio pelo qual se dará a implantação dessa nova sistemática de trabalho junto, muitas vezes, a antiga política e cultura organizacional, momento que deve ser bem planejado para que o objetivo final seja alcançado com êxito, ou seja, eficácia e eficiência.

2 DESENVOLVIMENTO

A burocracia é um fenômeno antigo, mas modernamente vem se tornando um fator social dominante. Ao analisar o termo “Burocracia” podem-se trazer várias concepções como: excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizados dos organismos estatais e privados. Na Burocracia, a liderança se dá através de regras impessoais e escritas numa estrutura hierárquica.

.

2.1 ORGANIZAÇÕES

As organizações burocráticas se baseiam na impessoalidade, na formalidade, em um regimento interno praticamente inflexível, a contratação de funcionário é de maneira direta. Popularmente, o termo é também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema.

Na IBM a contratação é terceirizada, pois é uma empresa de tecnologia mundial que presta serviços ao Brasil, como exemplo regular, o trafego terrestre, ou seja, é um serviço indispensável. Geralmente a contratação é feita por meio de contrato de trabalho, quando o contrato termina os vínculos daquele trabalhador se finda, obedecem apenas à lógica do capitalismo, não tem vínculos com os países em que estão instaladas e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas. É incorreto afirmar que as pessoas que ali trabalham tenham seus direitos trabalhistas tolhidos, pois eles têm sim seus direitos, a forma de contratação é diferenciada, resultando em vínculos diferenciados. Muitas empresas adotam modelos de gestão para se manterem funcionais e organizadas como: hierarquias, regras, manuais de condutas, divisão do trabalho, caracterizando como uma organização burocrática. É comum esse tipo de organização, principalmente em empresas grandes, embora tendo esse segmento empresas como a IBM, modificam suas estruturas organizacionais para melhor atender as mudanças no mercado, exemplo disso é a contratação de mão de obra externa, freelancers, onde o custo desta é menor e o lucro obtido é maior, pois, não existem vínculos empregatícios, são profissionais temporários para a execução de um determinado projeto a curto ou longo prazo.

A IBM é uma organização multinacional que possui matriz em um país e tem atuação em diversos outros, filiais em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão de obra barata.

2.2 OS MODELOS DE GESTÃO DAS EMPRESAS IBM, GOOGLE E FACEBOOK

As atividades e visões destas empresas líderes da tecnologia da informação representam grande parte da infraestrutura tecnológica de nosso estilo de vida digital e dos interesses empresariais.

Com a acelerada evolução da tecnologia nos últimos tempos, a economia delineia um novo e poderoso modelo de produção baseado em reais sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas, abandonando a hierarquia e o controle. Toda empresa adota um modelo de gestão para se manter competitiva no mercado, elas buscam extrair resultados de seus colaboradores da melhor maneira possível, os problemas enfrentados por elas passam por um processo de gestão, características que respaldam na Teoria Clássica, porém, não se pode atribuir a uma organização uma ou duas teoria somente, todas no seu contexto contribuíram para que hoje as empresas criassem o seu próprio modelo de gestão, observando a concorrência e as mudanças no mercado.

A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o Board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores, atualmente é uma das evangelizadoras do mercado, praticando transferência nas informações em seus projetos. A sigla IBM passou a ser, desde então, a fórmula para que a indústria e o comércio continuassem a resolver seus problemas de desenvolvimento.

O modelo de gestão da empresa Google é baseado em pequenas unidades de empresas independentes com um feedback intenso entre os colaboradores, um fluxo contínuo de informações e troca de idéias. Esse modelo de pequenas equipes dá uma maior autonomia aos seus colaboradores com pesquisa de opinião entre eles, recrutamento de voluntários para execução de projeto onde esses contribuem para a criação de um pequeno ou grande projeto, exemplo disso à criação de aplicativos para dispositivos portáteis o sistema Android, que tem inúmeros aplicativos criados por diversos profissionais espalhados pelo mundo inteiro, uma estratégia de gestão impressionante com o melhor custo benefício, onde não precisou de uma mão de obra grande por parte de seus colaboradores.

O segmento de negócio do Google é voltado para a publicidade com base em pesquisa, que direciona o usuário as suas respectivas pesquisas vinculadas a anúncios publicitários, um grande ponto positivo desse modelo de gestão que interage o usuário que busca informações e até mesmo algum produto ou serviço, que de certa forma faz com que muitas empresas queiram ver seus anúncios atrelados ao maior site de pesquisas do mundo.

FACEBOOK é atualmente, o maior sítio de relacionamento do mundo, com mais de 500 milhões de usuários em todo o planeta (IBOPE, 2010). Em 2006 o Facebook se tornou aberto a todos os usuários, incluindo estudantes, pessoas e empresas, um dos grandes méritos do Facebook foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a abrir a plataforma para que programadores de software criassem uma série de aplicativos para os usuários, inicialmente era um sistema, uma rede de comunicação entre jovens estudantes de uma universidade que acabou virando um dos negócios mais lucrativos da história do mercado mundial, ligados ao marketing e propaganda onde existem milhares de pessoas conectadas pelo mundo trocando e compartilhando informações.

Porém ele soube difundir essa rede de relacionamentos ao mercado de negócios, sua missão é servir os usuários como um mapa para encontrar, descobrir novas coisas com base no que outras pessoas que já conhecem

...

Descargar como (para miembros actualizados) txt (14 Kb)
Leer 8 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com