Ciénaga Grande de Santa Marta.
Enviado por Juan Jair • 11 de Diciembre de 2015 • Ensayo • 901 Palabras (4 Páginas) • 196 Visitas
“Ciénaga Grande de Santa Marta”
COLOMBIA
A reserva “Ciénaga Grande de Santa Marta” (CGSM), corresponde à planície delta dereita do rio Magdalena e sua plataforma continental. Encontra-se localizada na parte norte da Colômbia e é uma das zonas húmidas costeiras mais grande de América Latina, incluindo recifes de coral e manguezais; 130.000 ha são da água, 73.000 ha de pantanal (Ciénaga) e 57.000 ha de área marinha (Villardy, et al 2012). O fato de que a precipitação anual é inferior à evapotranspiração caracteriza à CGSM como um estuário negativo, pelo qual existe uma propensão há o incremento de salinidade que é compensado pelas chuvas e a água doce do rio. Por outro lado tendo em conta os aspectos geomorfológicos a CGSM é um estuário de tipo baía semi-fechada ou laguna o qual facilito assentamentos humanos, gerando uma abundante variedade de recursos pesqueiros (PNN, 2000).
Em geral considera-se à CGSM como um complexo de ecossistemas aquáticos que formam um grande estuário tendo assim recifes de corais, fundos de plataforma continental marinha, pradarias submersas, praias arenosas, litoral rochoso e manguezais, é por isto que ela é conhecida por todo o mundo como uns dos ecossistemas mais estratégicos para a vida do planeta (PNN, 2000).
A diversidade de fauna e flora é bastante alta apresentando-se espécies migratórias, endêmicas e invasoras como um problema do ecossistema. Dentro dos mamíferos destacam: Hydrochaeris hydrochaeris; Procyon lotor; Procyon cancrivorus proteus; Oryzomys concolor concolor; Cebus albifrons; Trichechus manatus; Lutra longicaudis; Leo onca centralis. Em répteis estão: Caiman crocodilos fiscus; Boa constrictor constrictor; Crotalus durissus; Botrophs atrox; Chrysemys scripta. Em aves é onde mais espécies endêmicas tem: Phalacrocorax olivaceus olivaceus; Anhinga anhinga; Chauna chavaria; Jacana jacana; Busarllus nigrocollis nigrocollis, Rostrhamus sociabilis, Egretta alba; Egretta thula; Himantopus mexicanus (migratória); Aramus guaraúna; Mycteria americana; Jabiru mycteria; Platalea ajaja; Dendroyigna atumnalis; Anas discors (migratória); Fluvicola pica (migratória); Cairina moschata (migratória); Dendrocygna viduata (migratória); Phoenicopterus ruber (migratória). Na fauna íctica encontra-se ao menos 53 espécies onde 29 são doce aquícolas e 24 estuarinas, e pode-se encontrar a densidade populacional bastante alta na espécie invasora Oerochromis cf. niloticus (PNN, 2000).
Agora abordando o tema de interesse desta disciplina destacam-se principalmente os macro-invertebrados por ser os mais investigados até agora apresentando-se invertebrados oligohalinos, estuarinos, eurihalinos marinhos e migratórios. Por sua abundancia e diversidade os moluscos são um dos grupos de maior importância neste complexo de ecossistemas, representado por aproximadamente 98 espécies, 66 gêneros e 48 famílias. Tendo em conta o comportamento contra a salinidade das 98 espécies encontradas por von Cosel (1978), 56 (57%) são estenohalinas-marinhas, 31 (31.6%) são eurihalinas-marinhas, cinco (5.1%) são estuarinas e seis (6.1%) oligohalinas (Palacio & García-Padilla, 2008).
A composição e distribuição espacial das comunidades de macro-invertebrados na CGSM estão definidas principalmente por o regime de salinidade e as características do substrato. É assim como na CGSM predomina os substratos macios que é muito pobre em espécies, devido à maior variabilidade das condições ecológicas (hipóxia ou abnóxia) e a que uma fração importante dos macroinvertebrados está constituída por formas sésseis (PNN, 2000).
Uma das especies de maior importância comercial tem sido a “Ostra de mangle” (Crassostrea rhizophorae) a qual forma extensos bancos ou recifes localizados principalmente na parte norte da CGSM, além disso os bancos de ostras tem demostrado que exercem uma função ecológica vital pra o sistema biótico porque a ubiquação de estes bancos afeita consideravelmente a distribuição espacial de um grande número de invertebrados e constituem o principal substrato firme (Palacio & García-Padilla, 2008).
...