Resena De Reforma Sanitaria
Enviado por edsan01 • 25 de Marzo de 2013 • 297 Palabras (2 Páginas) • 329 Visitas
A partir do momento em que começa a industrialização, as pessoas começam a se deslocar para a cidade vivendo em situações precárias, devido a isso começou o aumento de epidemias. Com isso, a sociedade começa a exigir do estado uma intervenção nesses problemas referente à saúde, é por ai que começa uma revolução na reforma sanitária.
em 1923, no Brasil, começa o surgimento da Previdência social Brasileira, com a criação do CAPs, onde algumas empresas ofereciam assistência médica aos funcionários, além da aposentadoria e pensão. Foi um grande para a sociedade brasileira.
Logo em 1932, os CAPs são transformados em IAPs e depois entre 1945 e 1964 é criado o Ministério de saúde com o surgimento da carteira de trabalho, garantindo os direitos dos trabalhadores. Em 1977, os trabalhadores rurais passam a ser inseridos no ministério.
em 1986, houve a 8ª Conferencia Nacional de saúde, com participação popular, onde se debateu a Reforma Sanitária e terminou havendo um consenso em torno da Criação do Suds (que logo depois, em 1988, transformou-se no SUS).
Só ai então, o acesso a saúde foi liberado para todos, pois mesmo em 77 com a criação de todos estes institutos, ficavam restritos apenas a quem trabalhava, onde o trabalho informal não entrava.
A reforma Sanitária tem como visão a idéia de transformação do contexto da saúde, que é o foco onde querem chegar, mas abrange outros aspectos da sociedade como moradia, educação, emprego, alimentação, assistência família, etc.
Analisando todo o contexto desde o inicio, observamos a crescente da saúde que começou com o primeiro ganho na criação da Previdência, percorrendo um extenso caminho até a criação do SUS, estacionando por ai. Depois disso, não houve nenhuma atitude para tentar melhorar ainda mais o sistema sanitário, onde acredito que possa atingir graus mais elevados para satisfação da sociedade.
...