Sociologia E Modernidade
Enviado por rosemarry • 2 de Abril de 2015 • 400 Palabras (2 Páginas) • 220 Visitas
A sociologia e a sociedade
O autor traz em sua linha de pensamento, tópicos e questões dentro da sociologia na sociedade moderna, pós-moderna contemporânea e também na antiguidade, como isso vai tomando forma, em seus momentos de constituição e desdobramentos. Levando com mais intercidade na delimitação para a compreensão do nosso tempo, com a modernidade e globalização traçando uma linha de argumentação que encandeia a diversidade. O autor procura relacionar a sociologia ao cotidiano aos fatos sociais sob sua perspectiva e ideias fundamentada em seus estudos, levando também em conta a perspectiva de outros autores e pensadores, como Giddens e Habermas, deixando porem evidente que embora citados em seus trabalhos Domingues não concorda em alguns pontos com esses pensadores, e deixa claro suas próprias ideias, pensamentos e conclusões.
Ele coloca que, antes da chegada da modernidade as identidades sócias e coletivas tinham suas características bem determinadas, subordinadas entre si e se completavam. Com a chegada da modernidade as mudanças nessa sociedade surgir um desencaixe, e esse acontecimento interfere principalmente nas relações de trabalho, onde o trabalhador não mais se submete ao comando de um outro individuo, fazendo com que a identidade após a modernidade fique na responsabilidade de si próprio. Mas também criando por outro lado o reencaixe fazendo com que o indivíduo passe a pertencer a uma determinada classe.
Ele também aborda características importantes que contribuíram para mudanças decorrentes da sociedade, como a industrialização, capitalismo, globalização, modernidade, cultura, arte, ciência, religião e mídia. Uma conjuntura de fatores que contribuiu para o crescimento desenvolvimento da sociedade causando avanços melhorias importantes, como também problemas tanto no coletivo como individual alterando os fatores sócioeconômico e social, mudando o comportamento e as relações sociais do indivíduo dentro da sociedade estabelecendo normas e regras, cauterizando a conduta e à influência dos indivíduos como autores sociais de protagonismo da sociologia moderna, o mesmo acontece com a sociologia contemporânea. A modernidade e colocada como um ponto fundamental na obra, um ponto de partida para entender sua linguagem, passando também pela hierarquia social, os conceitos democráticos, Estado, cidadania, religião e a sociedade como um todo. Ao longo do texto ele vai demostrando a validade do conhecimento sociológico, descreve a biodiversidade buscando compreender as relações.
Discutindo as noções de liberdade e igualdade ele vai articulando com seus contrapontos contribuindo para o debate da modernidade entre nós, buscando uma visão bem definida e, o entendimento e compreensão no ponto de vista globalizado
...