SÍNTESE - ST I: QUESTÃO XVI - DA VERDADE
Enviado por Miguel • 20 de Mayo de 2015 • 298 Palabras (2 Páginas) • 151 Visitas
A luz de alguns questionamentos Santo Tomás de Aquino, na questão 16 da Suma Teológica, busca resolver alguns conflitos de pensamento acerca da compreensão da verdade.
Onde encontramos a verdade? Nas coisas? Nas ideias existentes no mundo externo? Nas ideias do intelecto humano? O que é a verdade? E aqui percebemos duas vertentes: a verdade está contida nas coisas ou no intelecto? Tais questões sempre foram elementos de estudo dos filósofos. Santo Tomás também buscou respondê-las, não somente por viés filosófico, mas responde-as como um teólogo, que norteado pelo seu conhecimento acerca da revelação, constata que é possível extrair da filosofia a possibilidade de atrelar tanto as verdades da razão, quanto as verdades da fé, com a mesma racionalidade em um pensamento lógico.
Para tanto, ele buscou referência em autores que defendem uma e outra posição e os motivos pelos quais o fizeram. Santo Tomás cita, nos textos em que examina a definição de verdade, os seguintes autores: Aristóteles, Santo Agostinho, Santo Anselmo, Santo Hilário, dentre outros.
Assim, estabelecendo a definição de Deus como a verdade e partindo do estabelecido que a verdade é a adequação da coisa com o intelecto, é possível compreender que, estando à verdade no intelecto, o ser pode chegar ao conhecimento da verdade, que é Deus. O próprio Deus, que sendo a suma sabedoria, cria um ser dotado de inteligência, capaz de conhecer o mundo e seu Autor a partir de seu conhecimento das coisas nele existente.
Por fim, após a teorização com o pensamento de alguns autores, Santo Tomás, a cada tópico da questão, busca apresentar uma solução entre os pontos conflitantes, tentando, deste modo, resolver a discussão existente entre os principais pontos doutrinais abordados na Suma Teológica sobre a verdade: a relação necessária entre Deus e a verdade, e entre a verdade e o intelecto.
...