Caso Leitax (feito em aula)
Enviado por Giovanna Thompson • 28 de Enero de 2018 • Trabajo • 391 Palabras (2 Páginas) • 438 Visitas
Página 1 de 2
Caso Leitax (feito em aula)
Grupo: Amanda Buainain, Giovanna Voigt, Isabela Fraga, Isabella Caruso, Laura Amaral
- Antes de 2003, não havia um grupo responsável pelo planejamento da demanda, que era feito de forma descentralizada. Cada uma das áreas (financeira, vendas, marketing e operações) fazia planejamentos independentes e desvinculados de dados referentes às demais áreas ou demais elos da cadeia de suprimentos. Esta forma de previsão não era eficiente porque acarretava problemas de imprecisão e a falta de consenso, dado que cada área pautava suas atividades visando suas metas individuais.
- O CFP (Processo de Previsão Consensual) tem como fator constituinte duas fontes informativas. A primeira é mais tradicional, em que os estoques são repostos à medida em que são vendidos (sell in). A segunda é mais complexa e cruza diversas informações entre atacadistas, revendedores, etc. A Empresa utiliza ambos os métodos para fazer sua previsão de demanda. O grupo concorda que determinados modelos estatísticos devem ser utilizados, porém métodos alternativos também podem ser considerados, como dito no texto que o projeto de demanda pedia o envolvimento de diversos grupos funcionais.
- A primeira mudança metodológicas implementada foi mudar o processo de previsão de sell-in para sell-throught (vendas diretas). O processo de sell-in dava dinais distorcidos da demanda, uma vez que a força de venda tinha o poder de influencias os números no curto prazo. Com a mudança para sell-throught, era esperado obter um sinal mais claro da demanda de mercado. A segunda mudança foi ignorar restrições de capacidade ao estimar a demanda, uma vez que as previsões reduzidas definiam menores quantidades de matéria prima e componentes, fato que limitava a produção final. Com essa mudança, a produção não ficaria mais limitada
- O maior desafio encontrado foi a responsabilidade assumida pelo grupo DMS, uma vez que a previsão seria feita por eles. Isso poderia não ser um benefício para a empresa, já que eles teriam que dominar e usar as novas ferramentas, sem que tivessem as habilidades e a disciplina necessária, podendo enfrentar dificuldades para lidar com a complexidade das informações sobre os preços e preferência dos consumidores.
- Os princípios do CFP eram o compartilhamento eficiente e eficaz de informações e hipóteses e consideração cuidadosa de todos os pontos de vista na hora de chegar a um consenso que iria dirigir os planejamentos financeiro e de operações da Leitax.
...
Disponible sólo en Clubensayos.com