Estrategias Empresariais
Enviado por Karajan • 26 de Marzo de 2015 • 603 Palabras (3 Páginas) • 183 Visitas
O que é Governança Corporativa?
Governança corporativa refere-se a um modelo de gestão que busca combater o conflito de interesses e agregar valor às sociedades empresarias por intermédio de seus princípios/valores: transparência, equidade, prestação responsável de contas e obediência às leis. Tem sido apontada como condição essencial para o desenvolvimento econômico das empresas, mercados de capitais e países.
Condutas profissionais que não são baseadas em bons princípios e valores podem até destruir completamente o negócio, como vemos constantemente através da mídia. Mas quais princípios e valores são esses? Na verdade, cada empresa deve definir seu próprio conjunto, mas existem alguns que são considerados essenciais para um bom sistema de Governança Corporativa e integram, inclusive, as recomendações do IBGC- Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. São eles:
1.Transparência (DISCLOSURE) : A boa comunicação interna e externa gera o clima de confiança essencial para a criação de valor. A boa comunicação deve ter como características: franqueza, espontaneidade e tempestividade, entre outras. Deve ser resultado não apenas da obrigação, mas sim do desejo sincero de informar tudo o que possa ser relevante para as partes interessadas.
2. Equidade (FAIRNESS) : Tratar de forma justa e igual todas as partes interessadas, sobretudo grupos minoritários como colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, é de fundamental importância. Assim, atitudes ou políticas discriminatórias, sob qualquer pretexto, são inaceitáveis, como define o IBGC.
3. Prestação de Contas (ACCOUNTABILITY) :Os administradores e outros agentes da governança devem prestar contas de sua atuação a quem os elegeu e devem responder integralmente por todos os atos e fatos sob sua responsabilidade.
4. Conformidade: A organização deve respeitar integralmente as leis, normas e regulamentações aplicáveis aos seus negócios.
5. Responsabilidade Corporativa (COMPLIANCE): Os negócios devem ser conduzidos com o objetivo de perenizar a organização. Assim, considerações de ordem socioambiental devem orientar a definição dos negócios e operações e, portanto, decisões que possam causar impacto negativo na sociedade ou no meio ambiente devem ser evitadas.
Na Governança Corporativa, existe o Conselho Aadministrativo que serve para responder essa questão precisamos antes entender que um bom sistema de Governança é aquele que reconhece claramente as diferenças entre propriedade e gestão. Dessa forma, acionistas, cotistas, mantenedores, etc. são os agentes principais. Fornecem os recursos para a organização, remuneram os serviços de gestão e cobram resultados e informações sobre os negócios. Já conselheiros e executivos formam o sistema de gestão e, juntos, têm por objetivo principal satisfazer as expectativas
...