Governo premia ONG de prostitutas
Enviado por yossjess • 12 de Septiembre de 2012 • Informe • 232 Palabras (1 Páginas) • 342 Visitas
Governo premia ONG de prostitutas
A principal organização de prostitutas do país recebeu um prêmio do Ministério da Saúde e de grupos privados por seu planejamento estratégico, que permitiu multiplicar associações de profissionais do sexo no Brasil. "Eu agradeci, mas até agora não consigo acreditar. Dá para imaginar o que isso representa para as prostitutas?", conta, emocionada, a presidente da ONG Davida, Gabriela Leite, 51 anos, que na década de 80 "batalhava" na Vila Mimosa, no Rio de Janeiro.
Em 1982, durante uma reunião de mulheres da periferia, à convite da então vereadora Benedita da Silva (PT), Gabriela uma foi das primeiras brasileiras a se anunciar publicamente como prostituta. No último domingo, ela participou com 40 prostitutas e proprietários de "casas de massagem" de um jantar com o deputado federal Fernando Gabeira (PT-RJ) para discutir o projeto de lei que regulamenta a profissão. "Quero ser o representante delas no Congresso", diz o candidato.
Fundada em 1992, a Davida coordena a Rede Nacional de Profissionais do Sexo, que reúne 27 organizações formais e 30 grupos informais, em todo o país. Os grupos tentam reverter os índices de contaminação. Segundo estudo da Universidade de Brasília, 74% das prostitutas usam preservativos nas relações com clientes, e apenas 20% no sexo com parceiros.
Outras três ONGs receberam o prêmio, concedido pela coordenação de DST/Aids, Fundação Ford, Bradesco, Volkswagen e USAID. Entre elas, a ABIA/RJ, fundada pelo sociólogo Betinho em 1986.
http://www.gabeira.com.br/causas/subareas.asp?idArea=8&idSubArea=137
...