RBM e RCM
Enviado por kelterin • 14 de Julio de 2016 • Trabajo • 897 Palabras (4 Páginas) • 301 Visitas
RELIABILITY CENTRED MAINTENANCE – RCM
RISK BASED MAINTENANCE - RBM
Giovanna Aquino; João Paulo; Karina Santos; Kelterin Correa; Marcos Antônio; Nilson; Thaís Ribeiro; Gledson P. Maia
Instituto de Ensino Superior e Pesquisa – Universidade do Estado de Minas Gerais; Divinópolis – MG
Engenharia de Produção, 7º Período 2016
O relatório tem por objetivo explicar e exemplificar aplicabilidades de duas ferramentas que auxiliam na gestão da manutenção. A manutenção baseada em riscos (RBM, Risk Based Maintenance) e a manutenção centrada na confiabilidade (RCM, Reliability Centred Maintenance).
Risk Based Maintenance - RBM
A RBM, (manutenção baseada em riscos) avalia o risco de fracasso. Ela fornece uma abordagem sistemática para determinar os planos de manutenção de ativos mais adequados. Avaliar o risco de fracasso é um dos aspectos mais importantes da manutenção baseada em riscos.
Aplicações
A estrutura de manutenção de risco com base é aplicado a cada sistema em uma instalação. Por exemplo: você pode ter uma bomba transferindo água gelada à um reator nuclear. Se a bomba falhar e o reator não parar, rapidamente a falha da bomba pode levar a um evento de maiores proporções, com severas consequências de segurança, ambientais e operacionais. Nesta situação, a RBM deveria identificar que uma bomba reserva deveria ser instalada no processo, ou alternativamente, fazer melhorias na manutenção periódica da bomba original durante os períodos em que se pode parar a bomba com segurança. Os modos de falha provável do sistema são determinados em primeiro lugar. Em seguida, uma estrutura típica de manutenção de risco com base é aplicado a cada risco.
Implantação do RBM
- Coletar dados
Para cada risco identificado, os dados precisam ser coletados. Isso inclui informações sobre o risco, as suas consequências gerais e os métodos gerais usados para atenuar e prever o risco.
- Avaliação de risco
Na fase de avaliação do risco, tanto a probabilidade de o risco e a consequência do risco são quantificados no contexto da instalação sob consideração.
- Classificação de riscos
Com a completa avaliação do risco, a probabilidade e consequência são combinadas para determinar o risco total. Este risco total é classificado em relação aos níveis pré-determinados de risco. Como resultado, o risco é aceitável ou inaceitável.
- Criação de um plano de inspeção
Se o risco é inaceitável, um plano para inspecionar o sistema usando uma abordagem de monitoramento de condição é determinado. Ou, se o custo for mais e tecnicamente viável um programa de manutenção preventiva pode ser selecionado.
- Propor medidas de mitigação
Nesta fase, a proposta de aliviar o risco, usando o monitoramento de condição e abordagem de manutenção, é preparada.
- Reavaliação
Finalmente, a proposta é avaliada com outros fatores - tais como requisitos legais e regulamentares. Se as necessidades da proposta não são cumpridas, então o processo começa novamente. Caso contrário, a proposta de manutenção é colocada no lugar.
Reliability Centred Maintenance - RCM
A Manutenção Centrada em Confiabilidade é utilizada em diversos segmentos de serviços e da indústria. Através da formação de uma equipe multidisciplinar, discutem-se as prioridades, as funções do sistema e do equipamento, analisam-se as falhas e suas consequências, e define-se a melhor estratégia de manutenção para o sistema. A metodologia apoia-se em diagramas de decisão e em planilhas estruturadas que permitem a análise e facilitam a tomada de decisão, buscando preservar a função do equipamento dentro do contexto operacional, minimizando as consequências e eliminando as causas da falha. Busca-se como meta comum a melhoria da disponibilidade operacional da planta, utilizando técnicas de manutenção de baixo custo.
...