Relação De Sentido E Oposição
Enviado por luluz18 • 23 de Enero de 2013 • 856 Palabras (4 Páginas) • 451 Visitas
1 – Na filosofia o “Empirismo” é um movimento que acredita nas experiências como únicas formadoras das ideias, discordando da noção de ideias inatas. Sendo assim a visão estruturalista de gramática se baseia no empirismo, por considerar relevante somente o que é observável.
2 – O antimentalismo dessa corrente era considerado devido ao seu afastamento do sistema visto como abstrato, sendo assim não se considerava a mente como um fenômeno observável.
3 – O experimento behaviorista difere do experimento de Berko, por que os behavioristas acreditavam que por meio do esquema de apresentação de estímulo, reforço do estímulo e resposta aos estímulos (criança/elefante) era responsável pela aprendizagem. Por outro lado, Berko acreditava que toda forma produzida pela criança era produto de algum contato anterior à forma, sem que houvesse estímulo.
4 – Baseando-se na teoria de Platão, surgiu a discussão em torno da sintaxe e semântica, já que se duvidava que a sintaxe estivesse atuando de maneira independente, ou a semântica que possuiria regras autônomas e dessa forma interferir na área de atuação da sintaxe. Dessa forma Chomsky começou a desenvolver seus estudos, de maneira que as dúvidas tratadas anteriormente estariam sendo esclarecidas. Com isso foi criada uma teoria chamada Padrão Estendida, sendo que seu maior problema era sobre a existência da relação forte entre sintaxe e semântica.
5 – O LAD era a existência de um mecanismo inato designado para lidar exclusivamente com fenômenos lingüísticos., seria responsável por trabalhar os dados lingüísticos fornecidos pelo ambiente (a fala dos pais, de parentes etc.), através de regras e restrições que facilitariam o processo de aquisição da linguagem da criança.
6 – A não linearidade na composição de uma sentença é devida ao modo como as palavras se relacionam entre si em uma relação estrutural de hierarquia, que se situaria dentro da sintaxe.
7 – O conhecimento da língua estaria ligado ao conceito de Chomsky de “competência” em que o falante saberia como funciona a língua, e esse conhecimento seria implícito, internalizado e inconsciente. Já as informações ativadas durante o uso viriam do “desempenho” que seria a habilidade do falante de utilizar a língua a partir do seu conhecimento.
8 – A primeira frase não apresenta condições de ser gerada, em termos técnicos, ela não reúne as condições estruturais e configuracionais do português. Um exemplo disso é o fato de que no português uma sentença simples necessita de ter verbos flexionados, o pronome na forma oblíqua deveria ser precedido de uma preposição, substantivos não devem se relacionar sem elementos que os conectem, como preposições ou conjunções. Sendo assim é uma frase que não pertence à Gramática do Português. Enquanto a segunda frase
...