Serviço Social
Enviado por lucianamartins • 4 de Abril de 2014 • 498 Palabras (2 Páginas) • 238 Visitas
Fundamento das políticas sociais.
Etapa 3
Direitos sociais para quem? Para o que?
Na constituição Federal Brasileira art. 6 da constituição federal de 1988 diz:
São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção a maternidade e a infância, a assistência aos desamparados, na forma desta constituição (redação dada pela Emenda constitucional n°64, de 2010).
Foram varias as conquistas desde a vigência de nossa constituição federal como norma suprema no ordenamento jurídico; temos nosso estado democrático de direito, nossos direitos fundamentais etc.
Realmente é uma conquista, contudo a realidade e outra, na teoria e muito gratificante, mais na pratica a injustiça e os direitos sociais ainda deixa a desejar principalmente em nosso país onde a desigualdade e visível. Essa lei não vigora no dia a dia e parece que não existe para todos.
Todos os cidadãos têm direito a educação e com ela os brasileiros pode obter uma vida livre da miséria e ter mais participação na sociedade, por meio da qualificação para o trabalho. Quem não tem nenhum acesso à educação não e capaz de exigir e exercer direitos civis, políticos econômicos e sociais o que prejudica sua inclusão na sociedade. A educação é também um dever da família e do estado, mais em muitas regiões do Brasil crianças trabalham para ajudar no sustento de casa e por isso não recebem incentivo familiar para se dedicarem a escola.
Apesar dos grandes avanços econômicos, sociais e tecnológicos a falta de alimentação no Brasil continua esse problema se da através da desigualdade de renda, a falta de dinheiro e faz com que milhares de pessoas passem fome. Mesmo com programas sociais federias e estaduais o problema da fome não e solucionado, o pior é que ela se faz presente em pequenas, medias e grandes cidades independente da região ou estado brasileiro. Fornecer cestas básicas, não resolve o problema, e preciso soluções e políticas publicas, deixar de estar no papel e oferecer ao cidadão condições para que ele possa se auto sustentar por meio de um trabalho e uma remuneração digna.
No artigo 196 da constituição diz A saúde e direito de todos e dever do estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário as ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
A realidade e diferente pessoas morrendo e sem atendimento humanizados, e lamentável a situação em que se encontram os hospitais nestes país .totalmente largados e abandonados ,precisam urgentemente de investimentos e mais atenção de nossas autoridades. Sem leitos suficientes e nem médicos para atender o numero de pacientes, nossos governantes não estão fazendo nada em relação a
...