Síntese Do Artigo: Proposta De Plano De Negócios Para Empreendimentos Sociais.
Enviado por Francini009 • 30 de Septiembre de 2014 • 546 Palabras (3 Páginas) • 199 Visitas
1) Introdução
O artigo propõe um modelo de Plano de Negócios para organizações do Terceiro Setor, especificamente os empreendimentos sociais. Nos últimos anos houve um grande aumento no interesse das pessoas para com os temas sociais, diante da grande demanda desse setor há a necessidade de profissionais capazes de gerir tais negócios. E esta ferramenta é muito importante para auxiliar nessa gestão como, por exemplo, organizando o recebimento de financiamentos e no caso de organizações com o foco em sustentabilidade para o desenvolvimento de projetos. O plano de negócios deste tipo de organização tem de atender a algumas especificações deste setor.
2) Conceitos
Plano de Negócios: é um documento que compõe todas as fases que caracterizam o negócio, envolvem o funcionamento, estratégias, metas e projeções do futuro. Este compreende o entendimento de cada setor da empresa, buscando aperfeiçoa-los para conseguirem os melhores resultados.
Terceiro Setor: o terceiro setor é formado por todas as organizações sem fins lucrativos e não governamentais, que tenham por objetivo gerar serviços de caráter público.
Empreendimentos Sociais: consistem em prover mudanças na sociedade, querem o bem estar social, a partir de um serviço de interesse público estas não visam o lucro, sendo consideradas organizações sem fins lucrativos estas estão isentas de tributos.
3) Objetivos
Os objetivos do plano de negócios são o de unir a equipe para o mesmo propósito (objetivos da empresa), ser flexível as mudanças sempre fazendo as alterações necessárias no documento, ser uma ferramenta útil de comunicação com os usuários internos e externos tendo que ser compreendida por ambos, ser financeiramente vantajoso compondo um fluxo de caixa positivo e ser utilizado como instrumento gerencial.
A diferença dos objetivos do plano de negócios de empresas com fins lucrativos, citados acima, para os sem fins lucrativos é que no segundo caso eles pretendem informar os usuários internos e externos para atrair prováveis membros e contribuintes. E estes têm de apresentar os recursos disponíveis para implantação de futuros projetos e os impactos sociais causados.
4) Análise do tema
Assim como para empresas com fins lucrativos o Plano de negócios é muito importante para as sem fins lucrativos, pois este objetiva o planejamento do empreendimento e ambos precisam ser direcionados para conseguir conquistar o objetivo final, que no caso dos empreendimentos sociais é o de desenvolver uma mudança social.
Esta também espera obter melhores resultados, para que no futuro não precisem mais de financiamentos de outros colaboradores e consigam ser auto-sustentáveis, tendo a capacidade de se manter apenas com o serviço fornecido. Já que as financiadoras estão cada vez mais rígidas em questão a
...