Tendencias Pedagógicas
Enviado por Amamici • 27 de Enero de 2014 • 650 Palabras (3 Páginas) • 240 Visitas
TEXTO nº 01
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS NA PRÁTICA ESCOLAR
1- LIBANEO, J.C. Democratização da Escola Pública: A pedagogia
critico -social dos conteúdos. São Paulo: Edições Loyola, 1989.
A prática escolar consiste na concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente “pedagógico”, já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta, que por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesse antagônicos. A prática escolar, assim, tem atrás de si condicionantes sóciopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, conseqüentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relação professor x aluno, técnicas pedagógicas, etc. Fica claro que o modo como os professores realizam seu trabalho, selecionam e organizam o conteúdo das matérias, ou escolhem técnicas de ensino e avaliação tem a ver com pressupostos teórico-metodológicos, explícita ou implicitamente.
Uma boa parte dos professores, provalvemente a maioria, baseia sua prática em prescrições pedagógicas que viram senso comum, incorporadas quando de sua passagem pela escola ou transmitidas pelos colegas mais velhos; entretanto, essa prática contém pressupostos teóricos implícitos. Por outro lado, há professores interessados num trabalho docente mais conseqüente, professores capazes de perceber o sentido mais amplo de sua prática e de explicitar suas convicções. Inclusive há aqueles que se apegam à última tendência da moda, sem maiores cuidados em refletir se essa escolha trará, de fato, as respostas que procuram. Deve-se salientar, ainda, que os conteúdos dos cursos de licenciatura, ou não incluem o estudo das correntes pedagógicas, que giram em torno das teorias de aprendizagem e ensino que quase nunca têm correspondência com as situações concretas de sala de aula, não ajudando os professores a formar um quadro de referência para orientar sua prática.
Em artigo publicado em 1981, Saviani descreveu com muita propriedade certas confusões que se emaranham na cabeça de professores. Após caracterizar a pedagogia tradicional e a pedagogia nova, indica o aparecimento, mais recente, de tendência tecnicista e das teorias crítico-reprodutivas, todos incidindo sobre o professor. Ele escreve “Os professores têm na cabeça o movimento e os princípios da escola nova. A realidade porém, não oferece aos professores condições para instaurar a escola nova, porque a realidade em que atuam é tradicional(...) Mas o drama do professor não termina aí. A essa contradição se acrescenta uma outra: além de constatar que as condições concretas não correspondem à sua crença, o professor se vê pressionado pela pedagogia oficial que se prega a racionalidade e a produtividade do sistema e do seu trabalho,
...