ClubEnsayos.com - Ensayos de Calidad, Tareas y Monografias
Buscar

Cristalizacion


Enviado por   •  20 de Mayo de 2015  •  686 Palabras (3 Páginas)  •  176 Visitas

Página 1 de 3

PRIMEIRAS IDEIAS SOBRE A ISOSTASIA

Vamos começar com um conceito familiar a qualquer estudante do ensino médio, a famosa Lei do Equilíbrio Hidrostático, formulada pelo grande Arquimedes.

Nas figuras abaixo, vemos dois casos simples de blocos de madeira flutuando na água.

Na figura da esquerda, os dois blocos têm mesma densidade. Nesse caso, o volume submerso em cada bloco tem a mesma proporção em relação ao volume total. Isto é, se um dos blocos tem 2/3 de seu volume abaixo do nível da água, o outro bloco também tem 2/3 de seu volume mergulhado.

No caso da direita, o bloco menor é mais denso que o maior. Nesse caso, a proporção de volume submerso é maior para o bloco menor e mais denso.

Pois bem, o que é fácil de entender para blocos flutuando na água também pode ocorrer com as placas que constituem a crosta da Terra. A crosta externa está dividida em grandes blocos que "flutuam" sobre um "manto" mais profundo que, para todos os efeitos, funciona com um líquido extremamente viscoso. Isso se configura em uma espécie de equilíbrio semelhante ao equilíbrio hidrostático descrito por Arquimedes. A crosta tem densidade média menor que o manto (portanto, "flutua") e o equilíbrio se estabelece lentamente, em tempos geológicos, por causa da alta viscosidade do manto. A esse equilíbrio, os cientistas deram o nome de ISOSTASIA e considera-se que a crosta terrestre está em um estado de "equilíbrio isostático".

As primeiras ideias sobre o equilíbrio das camadas externas da Terra partiram de Leonardo da Vinci, o que talvez já nem surpreenda ninguém, dada a amplitude dos talentos desse italiano que viveu no século 15. Em um de seus rascunhos, Da Vinci já pensava como a Terra reagiria a uma carga extra colocada sobre sua superfície. O grande sábio especulou que a retirada de uma grande quantidade de sedimento do alto de uma montanha poderia causar sua elevação.

Isso é exatamente o que ocorre, segundo o conceito da isostasia. Por exemplo, desde que as geleiras da última glaciação, a famosa Era do Gelo, começaram a derreter, a Escandinávia começou gradualmente a subir! O degelo retirou uma enorme massa que existia sobre a crosta naquela região e o bloco como um todo começou a subir. E ainda hoje continua subindo, a uma média de 1 centímetro por ano.

Nos séculos 16 e 17, um problema básico ocupou a mente de muito cientista: qual é a massa da Terra? O raio do globo terrestre já era conhecido com alguma precisão, logo, isso equivalia a perguntar qual é a densidade da Terra. Na época, já se sabia que a densidade média das rochas encontradas na superfície estava um pouco abaixo de 3 g/cm3. Teria o planeta como um todo uma densidade semelhante a essa?

A perspectiva de se achar uma resposta para essa questão começou a melhorar depois que Sir Isaac

...

Descargar como (para miembros actualizados) txt (4 Kb)
Leer 2 páginas más »
Disponible sólo en Clubensayos.com