Cultura De Angola
Enviado por gola20 • 18 de Julio de 2013 • 736 Palabras (3 Páginas) • 584 Visitas
INTRODUÇÃO
Angola é um país onde existe varios tipos de hábitos , costumes e culturas que surgiram de povos de varias etnias (raças), desde as danças, a musica, a língua, gastronomia, vestimentas etc.
Neste trabalho vamos aprender um pouco daquilo que é a riqueza cultural existente no nosso país, que é Angola.
DEFINIÇÃO
Cultura é um conjunto de informação que juntamente com as práticas, costumes e conhecimento de uma comunidade, tribo, sociedade ou povos de determinada que influenciam diretamente na forma como agem os homens mulheres,crianças e instituições de um povo.
Também é u conjunto dos exemplos de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais, característicos de um povo.
Ex. Comporatamento: Lavar as mãos antes de comer.
Crenças: se encotar om gato preto traz azar
Intituições: Não passar por debaixo de escadas,etc.
A cultura nao é maior nem menor, não nos faz nem mais nem menos, melhores ou piores a cultura faz com que cada povo, tribo ou nação sejam únicos em seus conhecimentos, informações, tradições e costumes.
A esmagadora maioria dos angolanos -- perto de 90% -- é de origem bantu. O principal grupo étnico bantu é o dos ovimbundos que se concentra no centro-sul de Angola e se expressa tradicionalmente em umbundo, a língua nacional com maior número de falantes em Angola.
CULTURA DE ANGOLA
A riqueza cultural de Angola ve-se em diferentes áreas. Como:
1. NAS LÍNGUAS: Além do português, língua oficial do estado, Angola possui outros 42 idiomas regionais. O país é uma exceção dentro do continente africano, pois a língua europeia – Português vem conquistando cada vez mais espaço no meio cotidiano em prejuízo das línguas nacionais, o contrário do que acontece no restante do continente.
2. NO ARTESANATO: encontramos varios materiais utilizados através de estatuas em madeira, instrumentos musicais, máscaras para danças rituais, objectos de uso comum, ricamente ornamentados, pinturas a óleo e areia, é comprovada a qualidade artística angolana, patente em museus, galerias de arte e feiras. Associado às festas tradicionais promovidas por etnias locais está também um grande valor cultural.
3. NA MÚSICA: vemos a riqueza artística de Angola, com os ritmos do kizomba, semba, rebita cabetula e os novos estilos, como o zouk e kuduro, a animar as noites africanas. As danças tradicionais assumem, também, importância. A música de Angola foi importante na composição de vários canções em Cuba e no do Brasil. Dentro do continente africano, porém, demorou a ser editada em discos, destacando-se os artistas dos anos 60 e 70, que desenvolveram o semba, a rumba
...