Tecnica schlieren
Enviado por geovanny_Martin • 18 de Agosto de 2015 • Informe • 516 Palabras (3 Páginas) • 209 Visitas
Página 1 de 3
- Posicionar o aparato experimental, no caso do TTP para a utilização do método Schilieren os espelhos são dispostos conforme esquema apresentado abaixo.
[pic 1]
Figura 1 – Esquema do aparato experimental do método Schilieren 1) Fonte de Luz Pontual a um angulo (α) 2) Espelho parabólico 3) Espelho plano 4) Seção de Testes do TTP 5) Espelho plano 6) espelho parabólico e 7) Foco 8)Câmera
- A segunda etapa é localizar na seção de testes a região que deseja visualizar. Com uma etiqueta marcou-se um ponto no centro e colou no vidro de proteção da seção de testes.
[pic 2]
- Adquirir as coordenadas x,y deste ponto para que o alinhamento com os espelhos possam ser feitos. Logo foi feita a medição do ponto marcado na seção de testes até uma placa fixada na flange esquerda do túnel e do mesmo ponto até o solo.
al[pic 3]
- Devido a uma diferença de espessuras na região da flange foi calculada a diferença (Δe) e subtraído do valor medido, logo a distancia do ponto até a flange foi de:
Δe = 29mm - 12,7 mm
Δe = 12.7 mm
Medida final = 1413 – 12.7 = 1400,3 mm
- O túnel possui um aparato para montagem dos espelhos, este suporte foi posicionado em seus pontos de fixação, com o auxilio de uma cantoneira fixada na plataforma esquerda (espelho plano, posicionado de frente para a seção de testes) foi possível medir a distância desta plataforma até a flange esquerda. Estas medições são importantes para o ajuste de todos os espelhos, pois os mesmo devem estar com distâncias iguais de ambos os lados.
- O valor da distância obtida foi de 1193 mm, com esta medida podemos alocar o espelho plano, pois este deve estar centralizado com o ponto marcado na seção de testes.
- Logo, a distância entre a cantoneira e o centro do espelho para que ele esteja alinhado com o centro da etiqueta da seção de testes é:
1413mm -1193mm = 22 mm
- Após o alinhamento horizontal é necessário realizar o alinhamento vertical, a altura do centro dos espelhos devem estar a mesma altura do ponto marcado na seção de testes, ou seja, devem estar a 1563 mm do solo.
- “De acordo, com o manual experimental do Schilieren a distância entre os espelhos deve ser de 60”, ou seja, 1524 mm. Estes ajustes também foram realizados.
- O mesmo procedimento é realizado do outro lado do túnel, onde um espelho plano está posicionado em frente a seção de testes e recebem a luz refletida pelo espelho parabólico que recebe a fonte de luz pontual.
- O esquema abaixo apresenta a disposição dos espelhos em relação ao TTP.
[pic 4]
- Após os ajustes do espelho é necessário ajustar a fonte de luz pontual no centro dos mesmos, para isso foram feitos círculos com as medidas dos espelhos (6” e 8”) com um furo no centro.
- O modelo escolhido para ensaio foi o VS 40, o mesmo foi posicionado na seção de testes.
- Após a colocação do modelo o laser foi substituído por uma lâmpada e testes foram realizados com álcool isopropilico para ajuste da câmera.
...
Disponible sólo en Clubensayos.com