Caso Mariza
Enviado por DianaGuerrero85 • 5 de Noviembre de 2013 • 712 Palabras (3 Páginas) • 247 Visitas
Introdução
No ambiente de marketing onde o principal enigma é a leitura e entendimento do comportamento do consumidor, o relacionamento é fator fundamental na manutenção e crescimento das relações entre empresas e público-alvo. Porém é importante também observar que as atividades que compõe as variáveis do marketing, composto de marketing, são os alicerces para atuação correta no mercado. Uma das variáveis mencionadas é a promoção.
A promoção é a comunicação das informações entre quem vende algo e quem compra algo. Segundo Nickles e Wood (1999:320)“O objetivo da comunicação integrada de marketing é manter um diálogo com os clientes e outros grupos de interesse, permitindo que a empresa responda de forma rápida às suas necessidades e desejos em constante mutação”. A promoção não se limita a simplesmente informar o mercado acerca de um produto/serviço; o que se pretende é desenvolver uma comunicação a fim de levar o consumidor à realmente adquirir o produto, satisfazendo a sua necessidade, e maximizando o lucro da empresa.
Nesse contexto “promocional” um dos fatores de divulgação da marca, serviço ou produto é a publicidade, que por sua vez conta com a venda pessoal como impulsionador da promoção. Para Kotler (2000), “venda pessoal é a comunicação feita de pessoa a pessoa, gerando resposta imediata”.
Autoridade, confiança, compartilhamento de experiências a serem observados na venda pessoal
Devido às experiências já vividas pela melhor idade e pelas passagens por todas as etapas dos setênios, segundo a antroposofia, faz com que nessa fase da vida o consumidor tenha autoridade e confiança para decidir sobre suas necessidades. Isso exige que o vendedor compartilhe o mesmo esclarecimento do seu público, além transmitir confiança sobre o tema abordado.
Cabrino (2007) descreve: “…oferecer mais que o esperado, surpreender, é extremamente importante para que as diferenciações sejam notadas e para que os clientes tornem-se cada vez mais propensos a adquirir seus produtos e/ou serviços, por motivos estes, que vão além do aspecto material, originados de fatos inconscientes e motivadores, que tornam sua marca evidenciada e extremamente valiosa, pois ocupa uma posição de destaque no mercado, e na mente do seu consumidor.”
Valorização do ser e de sua essência como influenciadores na decisão de compra
Nesta etapa da vida o cliente valoriza o ser e não o ter e busca honestidade e amabilidade na fala e apresentação do vendedor. Peruzzo (2007) descreve a valorização da essência do ser nessa faixa etária: “Essas atitudes – valorização do ser – fazem parte de uma liderança pela essência, em que o trato com as pessoas é mais delicado e ponderado, os caminhos trilham para o ser autoridade e não ter autoridade”.
Pessoas
...