Inorgânica
Enviado por Flavia Djenane • 23 de Agosto de 2015 • Informe • 359 Palabras (2 Páginas) • 114 Visitas
Preparar o sulfeto de sódio seco e tentar obter cristais com maior pureza possível.
Cadinho de porcelana; Ácido Clorídrico; Tripé de Ferro; Nitrato de Cádmio; Tela de amianto; Iodeto de Potássio; Bico de Bunsen; Iodo; Vidro de relógio; Balança Analítica; Baqueta de vidro; Papel Filtro; Almofariz e pistilo; Papel Manteiga; Béquer de 100 mL; Pinça de Madeira; Tubos de ensaio Enxofre sólido e NaOH.
A produção do Na2S foi feita a partir da fusão do enxofre elementar e NaOH em pó. Para isso, nós pesamos uma massa de 2 g de NaOH e juntamos juntamente em um cadinho com 1,07 g de S, e então aquecemos, com um bico de Bunsen, até a fusão dos compostos. Inicialmente, formou-se uma mistura liquida viscosa de coloração avermelhada e com o prosseguimento da reação, a mistura foi adquirindo uma coloração amarela e secando, formando grãos do produto, assumindo um estado sólido. Neste ponto, interrompemos a reação.
Para a realização dos testes qualitativos para os íons sulfeto, foi utilizada uma pequena quantidade do produto e, em um tubo de ensaio, foram adicionadas algumas gotas de HCl concentrado. Posteriormente foi levado a aquecimento com auxílio de um bico de Bunsen. Da reação do ácido clorídrico com os íons sulfeto é liberado gás enxofre, que pode ser detectado pela reação com nitrato de cádmio. Para tal, uma solução deste sal foi embebida em papel filtro, que foi colocado sobre a boca de um tubo de ensaio, de forma que o gás S2 reagisse com o nitrato de cádmio no papel, ocorrendo a formação direta do sal sobre este, o que pode ser observado através da coloração amarela que é consistente com a coloração do sal formado
...