Resumo sobre os Parâmetros da atuação dos assistentes sociais na saúde.
Enviado por Vanessa Almeida Soares • 13 de Marzo de 2017 • Síntesis • 586 Palabras (3 Páginas) • 198 Visitas
Resumo sobre os Parâmetros da atuação dos assistentes sociais na saúde.
Texto: Parâmetros para atuação de assistentes sociais na política de saúde. Conselho Federal de Serviço Social (org.). Brasília-DF, 2013. p.55-63.
O item que aborda sobre as ações socioeducativas retrata sobre como essas ações são compostas por orientações reflexivas e de socialização das informações realizadas por meio de abordagens individuais, grupais ou coletivas ao usuário, família e população de determinada área programática. Assim sendo, devem-se constituir em eixo central da atuação do profissional do Serviço Social e tem de priorizar a atenção coletiva, em grupo, o que possibilita a troca de experiência entre os sujeitos, a manifestação da força que a organização tem e da condição de classe dos sujeitos envolvidos.
As ações socioeducativas devem ter como intencionalidade a dimensão da libertação na construção de uma nova cultura e enfatizar a participação dos usuários no conhecimento crítico da sua realidade e potencializar os sujeitos para a construção de estratégias coletivas. Com isso, tem-se por finalidade a consciência sanitária, sendo que essa consciência é concebida como a tomada de consciência de que a saúde é um direito da pessoa e um direito da comunidade. Sendo que as instâncias que tem o papel relevante, dependendo do seu instrumento e orientação, no que diz respeito a essa consciência sanitária, são as forças sindicais e políticas.
Contudo, o eixo de mobilização, participação e controle social envolve um conjunto de ações voltadas para essas atividades, mobilizando usuários, familiares, trabalhadores de saúde e movimentos sociais para comporem os espaços democráticos de controle social (conselhos, conferências, fóruns de saúde e de outras políticas públicas) e as lutas em defesa da garantia do direito à saúde.
A investigação, o planejamento e a gestão compõe um eixo que envolve um conjunto de ações que tem estão sob o prisma do fortalecimento da gestão democrática e participativa, com o objetivo de produzir, em equipe e intersetorialmente, estratégias que viabilizem e potencializem a gestão em favor dos usuários e trabalhadores de saúde, na garantia dos direitos sociais. É relevante destacar que a inserção dos assistentes sociais nos espaços de atuação na área de gestão e planejamento e a realização de investigação devem ter como diretriz o projeto ético-político profissional.
Além disso, destacando a contribuição do profissional de Serviço Social na gestão e no planejamento busca a intersetorialidade, na perspectiva de conceber a saúde no âmbito da Seguridade Social. Pontuando algumas demandas necessárias à inserção dos assistentes sociais nos processos de auditoria de gestão, a partir do monitoramento, investigação, regulação e avaliação dos serviços
...