Potenciometria
Enviado por Carolina.soubihe • 24 de Mayo de 2013 • 1.096 Palabras (5 Páginas) • 550 Visitas
Cite e diferencie os tipos de eletrodos utilizados em potenciometria.
Os eletrodos classificam-se em:
Eletrodos de referência
São eletrodos cujo potencial não deve variar durante as medidas, ou seja, eles devem apresentar um potencial constante e completamente insensível à composição da solução em estudo.
Os eletrodos de referência devem:
*Reversível e obedece a Equação de Nernst;
* Exibe potencial constante com o tempo (invariabilidade do potencial durante o processo);
* Retorna ao seu potencial original depois de submetido a pequenas correntes (baixa polarizabilidade, isto é, mesmo havendo passagem de pequenas correntes pelo eletrodo, não deve haver mudança considerável no seu potencial);
* Exibe baixa histerese com variações de temperatura (histerese térmica desprezível, isto é, o potencial do eletrodo deve responder prontamente a uma variação de temperatura, mas assim que a temperatura inicial é restabelecida, o seu potencial deve voltar ao valor inicial);
* Deve ser de fácil preparação;
* Rápido ajustamento a um determinado e exato potencial;
A) Eletrodo Padrão de Hidrogênio
O eletrodo de Hidrogênio foi escolhido como padrão para determinar as medidas de potencial de redução e oxidação. Consiste em um fio de platina no interior de um tubo de vido preenchido com gás hidrogênio.
B) Eletrodo de calomelano
É o eletrodo mais usado. Consiste de um reservatório contendo mercúrio recoberto por uma pasta de cloreto mercuroso com mercúrio em contato com uma solução de KCl. O contato elétrico é feito por um fio de platina que se encontra no mercúrio. De acordo com a concentração do KCl temos diferentes eletrodos de calomelano.
C) Eletrodo de Ag/AgCl
Um dos eletrodos mais empregados na atualidade, principalmente nas leituras de pH. O eletrodo de Ag/AgCl tem a vantagem de ser mais versátil e de maior facilidade de montagem:
Este eletrodo é montado depositando por eletrólise sobre um fio de prata o cloreto de prata e mergulhando este fio em um tubo contendo uma solução saturada de KCl e uma junção similar as usadas no eletrodo de calomelano.
D) Eletrodo de tálio/cloreto de tálio (I)
Eletrodo de referência secundário, semelhante o eletrodo de calomelano e ao eletrodo de Ag|AgCl. Este eletrodo é reprodutível, utilizável até 135ºC e livre de histerese de temperatura.
Eletrodos de Trabalho (indicadores)
Um eletrodo indicador ideal deve responder de maneira rápida e reprodutível as variações na atividade do analito.
Existem dois tipos de eletrodos indicadores ou de trabalho:
Eletrodos Indicadores Metálicos ou de oxi-redução
São baseados estritamente em processos oxi-redução e permitem medidas de atividades de um número restrito de espécies iônicas. Embora alguns destes eletrodos não sejam de uso satisfatório na potenciometria direta, são utilizados, por outro lado, na titulação potenciométrica.
É um eletrodo sensível à espécie iônica interessada, quando imerso na solução de estudo, responde assumindo um potencial que é função da atividade daquela espécie iônica. Muitos eletrodos usados em potenciometria apresentam respostas seletivas.
Existem três classes de eletrodos indicadores metálicos:
1. Eletrodos de 1ª classe
Está em equilíbrio direto com o cátion derivado do metal do eletrodo. O potencial deste tipo de eletrodo varia com a atividade do metal.
-Não são muito utilizados
-Baixa seletividade (respondem a cátions facilmente redutíveis)
Ex: Eletrodo de Cu não pode ser usado para determinação de Cu2+ na presença de Ag+.
-Muitos eletrodos só podem ser usados em soluções neutras ou básicas. Dissolução em soluções ácidas.
Ex: Zn e Cd
-Metais facilmente oxidáveis. Restrição de uso em soluções desaeradas.
Ex: Cu, Zn, Cd, Bi, Tl e Pb, Fe, Cr, Co e Ni não apresentam potenciais reprodutíveis.
2. Eletrodos de 2ª classe
Responde à atividade com
...