Ciclo PDCA
Enviado por vitorrochag • 28 de Enero de 2015 • 329 Palabras (2 Páginas) • 173 Visitas
As folhas de verificação são tabelas ou planilhas usadas para facilitar a coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos. Além disso elas evitam comprometer a análise dos dados.
Gráfico Sequencial
Ferramenta para organizar os dados de maneira grafica, ordenando em tempo x ocorrência ( quantidade), variações, possibilitando uma análise das informações necessárias de forma quantificada.
Usem essa ferramenta para acompanhar a evolução dos dados em um determinado período , pois ela possibilita a visualização das variações dos mesmos, e essas informações serão usadas posteriormente, são fundamentais como base para tomada de decisões.
Ciclo PDCA
é um método iterativo de gestão de quatro passos, utilizado para o controle e melhoria contínua de processos e produtos.
PLANEJAR (PLAN) Estabelecer os objetivos e processos necessários para fornecer resultados de acordo com o resultado esperado (a meta ou metas). Ao estabelecer expectativas de saída, a integridade e precisão da especificação é também uma parte da melhoria alvo. Quando possível começar em pequena escala para testar os possíveis efeitos.
EXECUTAR (DO) Implementar o plano, executar o processo, fazer o produto. Coletar dados para mapeamento e análise dos próximos passos "VERIFICAR" e "agir".
VERIFICAR (CHECK) Estudar o resultado atual (medido e coletado no passo anterior “executar”) e compará-lo em relação aos resultados esperados (objetivos estabelecidos no passo “PLANEJAR”) para determinar quaisquer diferenças.
AGIR (ACT) Tomar ações corretivas sobre as diferenças significativas entre os resultados reais e planejados. Analisar as diferenças para determinar suas causas.
Diagrama de Pareto
O diagrama de Pareto tem o objetivo de compreender a relação ação/benefício, ou seja, prioriza a ação que trará o melhor resultado. Diagrama de Pareto é um gráfico de barras que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas. Mostra ainda a curva de percentagens acumuladas. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os
...