CONTROLADORIA: UMA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Enviado por salimapb • 7 de Diciembre de 2013 • Tesina • 3.933 Palabras (16 Páginas) • 198 Visitas
UNISAL
Isabele Gonçalves
CONTROLADORIA: UMA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Lorena
2013
UNISAL
Isabele Gonçalves
CONTROLADORIA: UMA ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Artigo de pesquisa apresentado como exigência para avaliação na disciplina Controladoria, no Curso de MBA em Finanças e Controladoria do Centro Universitário Salesiano, sob a orientação do Prof. Alessandro Capelli.
Lorena
2013
RESUMO
Nos dias atuais, o processo de gestão com base em modelos econômicos tem sido de fundamental importância para as empresas se adequarem à realidade Macroeconômica e Social em que estão inseridas. Este artigo tem como objetivo demonstrar a importância do papel da Controladoria na geração de informações, que serviram de suporte aos gestores no processo de tomada de decisão.
Assim como ressaltar a utilização da Controladoria como estratégia empresarial, e enfatizar uma das funções da Controladoria que é a de subsidiar o processo de gestão, apoiando e suprindo os gestores, durante todo o processo com informações confiáveis, além de se conectar com os fatos internos e externos, e assim apoiar a empresa no processo de tomada de decisão.
Contudo observou-se também que o “Controller”, exerce um importante papel dentro das organizações, a função “Controller” abrange todas as áreas financeiras, um profissional de Controladoria tem quer ter uma visão ampla, e ser conhecedor da área Contábil, além de também compreender as demais áreas da organização, pois ele é o responsável por controlar, organizar e reportar dados relevantes aos gestores, moldando as informações de forma a atender a necessidade dos gestores no processo de decisão.
Palavras Chaves: Controladoria, Controller e Processo de Gestão.
ABSTRACT
Actually, the process administration based in economic models, it is has been of fundamental importance for the Companies to adapt to Macroeconomic and Social reality which they operate. This article has the objective to demonstrate the importance of the Controllership in administration information really doing, which will act as a support to the process of decision.
As well as highlight, the use of Controllership as business strategy and emphasize that a function of Controllership is to subsidize the process administration, it is supporting and supplying the administration during the process with the reliable information, beyond to connect with internals and externals facts, and so to support the Companies in the process of decision.
However, it was also observe that the “Controller” has an important function to inside of the Companies, the function of Controllers to include all financial areas. One Professional of Controllership need to has a wide vision, and he should be knowledgeable of the accounting, beyond also having understand the others areas of Companies, because he is the responsible to control, organize and report of relevant information for administration, shaping the information to supply of administration in the process of decision.
Keys-words: Controllership, Controller and Process Administration.
INTRODUÇÃO
No Cenário de Economia atual, onde as empresas estão cada vez mais enfrentando grandes desafios Macroeconômicos e Sociais, faz se necessário, informações internas e externas mais confiáveis para a tomada de decisão, que permita o alcance dos objetivos e a continuidade da empresa, além de uma Gestão eficaz e competitiva, capaz de desenvolver grandes Planejamentos Estratégicos.
De acordo com Figueiredo e Caggiano (2006) o processo de gestão serve de suporte ao processo de tomada de decisão e realiza-se por meio dos seguintes passos: planejamento estratégico, planejamento operacional, execução e controle. Já o sistema de informação deve captar informações internas e externas de questões relacionadas a sua gestão, de maneira que possa subsidiar os gestores na tomada de decisão.
Koliver (2005, p. 10) diz que, a evolução das atividades econômicas nos últimos anos, com manifesto aumento na concorrência, teve como consequências, a intensificação da busca de competitividade, alçada à condição de fator de sobrevivência. A maioria das empresas cuja administração não se atentou as tendências, sofreu os efeitos, e não foram raros os casos de fechamento puro e simples, além da venda para terceiros, especialmente em países em desenvolvimento como o Brasil. De outra parte, relevou-se a questão da qualidade dos sistemas de informação à disposição dos gestores das entidades, com vistas ao subsídio de decisões, tanto aquelas de natureza corrente quanto as relacionadas com planejamento da entidade.
Diante deste cenário de grandes mudanças, e com a necessidade de informações mais precisas para a tomada de decisões. A Contabilidade se tornou de extrema importância nas organizações, principalmente no se refere a tomada de decisão. Com este crescimento e a necessidade de estar conectada aos fatos internos e externos, a Contabilidade iniciou uma nova área de trabalho, que chamamos de Controladoria.
Segundo Floriani (2002, p. 9) a contabilidade das empresas passou a desempenhar um novo papel, no sentido de servir como suporte informacional ao processo financeiro e de Gestão.
No Brasil, os constantes avanços tecnológicos da informação e comunicação, o crescimento econômico e social, a estabilidade política e a crescente participação no âmbito internacional, contribuem para uma reestruturação cada vez mais efetiva, dinâmica e constante da gestão empresarial, tornando o Papel da Controladoria fundamental. (Teles, 2010).
No contexto atual a Controladoria é uma importante ferramenta administrativa, utilizada para a tomada de decisões nas organizações, pois é ela quem controla os diversos setores como Contabilidade,
...