Resumo Capítulo 5: Gerenciamento dos recursos de dados
Enviado por 147258369 • 28 de Marzo de 2020 • Trabajo • 1.208 Palabras (5 Páginas) • 111 Visitas
Nome: Guilherme Henrique Mateus Sena
Resumo Capítulo 5: Gerenciamento dos recursos de dados
Neste capítulo iremos ver os seguintes tópicos: Fundamentos técnicos do gerenciamento de base de dados; Como gerenciar recursos de dados; Software de banco de dados; Tipos de banco de dados; Acesso a dados; Desenvolvimento de banco de dados.
Fundamentos técnicos do gerenciamento de base de dados: Apenas imagine como seria difícil obter qualquer informação de um sistema se os dados esti- vessem armazenados de forma desorganizada ou se não houvesse nenhuma maneira sistemática para recuperá-los. Portanto, em todos os sistemas de informação, os recursos de dados devem ser organizados e estruturados de alguma maneira lógica, de forma que possam ser acessados com facilidade, processados de maneira eficiente, recuperados com rapidez e gerenciados com eficácia. As estruturas de dados e os métodos de acesso, variando do simples ao complexo, foram inventados para organizar eficientemente e acessar dados armazenados pelo sistema de infor- mação. Neste capítulo, exploraremos esses conceitos, bem como as implicações gerenciais e o valor do gerenciamento dos recursos de dados.
Um exemplo é o registro da folha de pagamento de uma pessoa, o qual consiste nos campos de da- dos que descreverem os atributos como nome da pessoa, número do CPF e valor da remuneração. Os registros de comprimento fixo contêm um número fixo de campos de dados de tamanho fixo, e os registros de comprimento variável contêm um número variável de campos de tamanhos fixos. Outro modo de ver um registro é que ele representa um exemplo único de uma entidade. Cada registro em um arquivo de empregado descreve um empregado específico. Normalmente, o primeiro campo de um registro é usado para armazenar algum tipo de identificador exclusivo para o registro, e esse identificador exclusivo é chamado chave primá- ria. O valor de uma chave primária pode ser qualquer coisa que sirva para identificar de forma exclusiva uma instância de uma entidade e distingui-la de outra. Por exemplo, se quiséssemos identificar um único aluno de um grupo de estudantes relacionados, poderíamos usar um núme- ro de identificação do aluno como chave primária. Enquanto ninguém compartihar do mesmo número de identificação do estudante, sempre seremos capazes de identificar o registro desse aluno. Se não houver dados específicos para servirem como chave primária de um registro, o designer de banco de dados pode simplesmente atribuir a um registro um número sequencial exclusivo, de modo que dois registros nunca tenham a mesma chave primária.
Um banco de dados é um conjunto integrado de elementos de dados relacionados com lógica e consolida registros anteriormente fornecidos em arquivos separados em um lote comum de elementos de dados que fornece dados para muitas aplicações. Os dados fornecidos em um banco de dados são independentes dos programas de aplicação que os usam e do tipo de dispositivos de armazenamento nos quais eles são fornecidos.Assim, os bancos de dados contêm elementos de dados que descrevem entidades e relações entre entidades. Por exemplo, esboça algumas das entidades e relações em um banco de dados de uma concessionária de energia elétrica. Também são mostradas algumas das apli- cações empresariais (faturamento, processamento de pagamento) que dependem do acesso aos elementos de dados no banco de dados. Como mencionado no início do capítulo, todos os dados que usamos são armazenados em algum tipo de banco de dados. Um banco de dados não precisa parecer complexo ou técnico para ser um banco de dados: só precisa fornecer um método de organização lógica e fácil acesso aos dados nele armazenados. Provavelmente, você usa um ou dois bancos de dados em rápido crescimento praticamente todos os dias: como Facebook, MySpace ou YouTube.Imagens, vídeos, músicas, mensagens, bate-papos, ícones, endereços de e-mail e todo o restante armazenado em cada um desses populares sites da web de redes sociais são armazenados como campos, registros, arquivos ou objetos em grandes bases de dados. Os dados são armaze- nados de forma a garantir que haja acesso fácil, que possam ser compartilhados por seus respec- tivos donos e que estejam protegidos contra acesso ou utilização não autorizados. Quando você pensa em como é simples usar e desfrutar desses bancos de dados, é fácil esquecer o quão grande e complexo eles são.
...