Intolerancia A Lactose
Enviado por samarapolyne • 27 de Enero de 2015 • 1.072 Palabras (5 Páginas) • 109 Visitas
GRUPO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
INTOLERÂNCIA A FRUTOSE E LACTOSE
INTOLERÂNCIA A FRUTOSE E LACTOSE
Relatório apresentado como um dos requisitos de avaliação do Curso de graduação em Nutrição.
1.0 Introdução
Intolerâncias alimentares são reações adversas a um alimento, causada por reação alimentar tóxica, farmacológica, metabólica, idiossincrática por imunoglobulina não IgE ou por substâncias químicas do alimento.
Os sintomas causados por intolerância a algum alimento incluem manifestações gastrointestinais, desordens respiratórias e cutâneas, e são muitas vezes similares aos causados por alergia alimentar.
Portanto a intolerância alimentar deve ser considerada no diagnostico diferencial da alergia, embora os sintomas da intolerância alimentar sejam similares, o tratamento pode ser diferente, dependendo do mecanismo envolvido. (Krause, 2011).
A intolerância à frutose ou frutosemia é uma condição rara, em que o individuo não tem a enzima necessária para quebrar a frutose, que é um açúcar que se encontra especialmente nas frutas.
A intolerância à lactose, também conhecida como deficiência de lactase, é a incapacidade que o corpo tem de digerir lactose - um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos.
2.0 Desenvolvimento
A intolerância a lactose acontece como consequência de outro problema: a deficiência a lactase. Ela ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade necessária da enzima lactase, cuja função é quebrar as moléculas de lactose e converte-las em glicose e galactose.
A presença de lactose no organismo se dá por meio da ingestão de leite e seus derivados.
2.1 Existem Três tipos de intolerância à lactose:
• Intolerância a lactose primária, resultado do envelhecimento. É comum em pessoas de idade mais avançada
• Intolerância a lactose secundária, resultado de alguma doença ou ferimento.
• Intolerância a lactose congênita, quando a pessoa nasce com o problema.
• Intolerância a lactose primária
Durante a infância, o corpo produz muita enzima lactase, pois o leite é a fonte primária de nutrição após o nascimento. Geralmente, o corpo diminui a quantidade de lactase produzida conforme a pessoa vai envelhecendo e sua dieta variando com o crescimento de novos tipos de alimentos. Com o tempo, esse declínio na produção de lactase pode levar a um quadro de intolerância a lactose.
• Intolerância a lactose secundaria
Esse tipo de intolerância ocorre quando o intestino delgado deixa de produzir a quantidade normal de lactase por causa de alguma doença, cirurgia ou injúria. Algumas condições que podem levar a um quadro de intolerância à lactose secundária são a doença celíaca, gastroenterite e doença de Chron, por exemplo. O tratamento da condição intrínseca a esse tipo de intolerância pode resolver o problema.
• Intolerância à lactose congênita
É possível embora raro, que bebês nasçam com intolerância a lactose por
...